CIAB 2019 | Banco do Brasil está testando atendimento em realidade virtual

Por Thaís Augusto | 11 de Junho de 2019 às 20h10
Tudo sobre

Banco do Brasil SA

Saiba tudo sobre Banco do Brasil SA

Ver mais

O Banco do Brasil quer atender clientes usando a realidade virtual. A novidade foi apresentada nesta terça-feira (11) durante a CIAB 2019, o maior evento de tecnologia para o setor financeiro da América Latina. De acordo com o banco, o atendimento por realidade virtual está em fase de testes.

No evento, o estante do Banco do Brasil permite que visitantes sejam atendidos no ambiente virtual a partir do uso de óculos 3D. O ambiente simulado é o de uma agência bancária e, durante o experimento, o visitante pode escolher entre ser atendido por um robô ou funcionário humano.

"A realidade virtual tem o poder de transformar a experiência de compra, transportando o cliente para outro mundo, com uma nova forma de apresentar serviços e produtos, promovendo assim experiências diferenciadas para o usuário", afirmou o diretor de tecnologia do BB, Gustavo Fosse.

Banco do Brasil está testando atendimento com realidade virtual

Além disso, o Banco do Brasil expandiu seu atendimento com inteligência artificial ao Google Assistente para pessoas físicas e jurídicas. Com o aplicativo do banco aberto, basta que o correntista diga "OK, Google... Falar com o Banco do Brasil" para receber atendimento, sem a necessidade de digitar.

O recurso está disponível para usuários do app do banco para Android e do iOS. De acordo com a instituição, a inciativa de atender empresas com uso de inteligência artificial é pioneira no sistema financeiro. Para pessoas físicas, o banco já oferece atendimento via AI no Twitter, WhatsApp, Facebook Messenger e internet banking. Uma das funções impulsionadas por inteligência artificial permite até a emissão de senhas para o atendimento presencial.

Ainda, o Banco do Brasil também apresentou novidades para o WhatsApp. Agora, usuários poderão solicitar atendimento por meio de mensagens de voz e realizar pagamento de boletos com uso de fotografias. Além disso, será possível cadastrar um apelido para o bot.

Banco do Brasil atualiza aplicativo com nova funções

No aplicativo do banco, foi atualizada a função "Pagar e Receber", onde usuários podem fazer ou receber transferências com o uso de QR Codes. Agora, será possível realizar transações interbancários e os usuários ainda têm acesso a uma tela exclusiva para acompanhar e controlar os pagamentos. Também será possível realizar transferências bancárias utilizando apenas a agenda de contatos do celular.

No ano passado, a inteligência artificial do Banco do Brasil foi responsável por 160 mil atendimentos pelo Twitter, 554 mil pelo WhatsApp, 360 mil pelo internet banking. "A partir das interações de clientes e usuários, nossa IA irá aprender mais a cada dia. Esse aprendizado se reverterá em uma nova experiência para nossos clientes, trazendo mais comodidade e agilidade ao processo de atendimento", comentou Fosse.

O banco ainda diz que, no primeiro trimestre deste ano, 61,52% de todas as transações do Banco do Brasil foram realizadas pelo aplicativo. A média do sistema financeiro nacional fica em torno de 40%, segundo pesquisa da Febraban de 2018.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.