Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2020 | Mercedes-Benz apresenta carro futurista projetado por James Cameron

Por| 07 de Janeiro de 2020 às 23h10

Link copiado!

Vjeran Pavic / The Verge
Vjeran Pavic / The Verge

O que o filme Avatar (2009), sucesso absoluto de bilheteria, poderia ter a ver com um automóvel? Bem, a CES 2020 tem reservado grandes surpresas para nós, sobretudo no setor automotivo e eis que a Mercedes-Benz e o diretor James Cameron anunciaram um carro-conceito chamado Mercedes-Benz Vision AVTR. Segundo a montadora alemã, o modelo ultra futurista é inspirado na franquia de Cameron e isso pode ser visto nos detalhes.

Logo de cara, podemos notar que o carro tem "escamas". Sim, toda a extremidade traseira do AVTR é coberta em 33 escalas discretas - ou como a Mercedes-Benz as chama:"retalhos biônicos" - que a empresa diz que poderiam ser usadas para se comunicar com pessoas fora do carro. Também possui rodas esféricas especiais que, segundo os alemães, foram inspiradas nas "sementes da Árvore das Almas", de Avatar. Essas rodas podem girar para que o AVTR possa se mover para o lado ou mesmo na diagonal.

Como todos os carros-conceito, o Vision AVTR deve mostrar como será andar de carro no futuro. E enquanto o interior do veículo não tem muitos detalhes, a Mercedes-Benz tem muitas ideias sobre o que é possível fazer dentro de algo como o AVTR.

Continua após a publicidade

Cadê o volante?

Isso começa com a falta de volante. Como esse carro futurista é obviamente (teoricamente) autônomo, não há necessidade de um. Em vez disso, os passageiros interagem com o carro por meio de de um controle oval que sai do console central até sua mão. Ao assumir o "joystick", ele e os assentos podem vibrar junto com o ritmo da respiração e da frequência cardíaca. Ola Källenius, presidente da Daimler, empresa-mãe da Mercedes-Benz, disse no palco na noite de segunda-feira (6) que é um exemplo de como homem e máquina podem "literalmente se fundir".

Para esse fim, a Mercedes-Benz compara isso à forma como os Na'vi se conectam fisicamente com suas banshees em Avatar. E assim que os passageiros começarem a se mover no AVTR, a tela deslizante na frente deles poderá acender com gráficos 3D de Pandora, o mundo fictício do filme. Depois que Cameron se juntou a Källenius no palco, ele concordou com a reivindicação do presidente. "Vamos nos fundir", disse Cameron.

Continua após a publicidade

Interação e sustentabilidade

A Mercedes-Benz imagina que o AVTR será capaz de detectar quando uma família está a bordo e se adaptar automaticamente. A empresa não se aprofundou em quais tipos de recursos familiares surgiria, embora tenha dito em seu comunicado de imprensa que os pais poderão monitorar seus filhos na tela do painel.

A Mercedes-Benz também passou muito tempo na noite de segunda-feira falando sobre como projetou o Vision AVTR com a sustentabilidade em mente. O carro-conceito é "alimentado" por células de bateria orgânicas à base de grafeno, que não exigem minerais de terras raras. Já o interior é feito de plásticos reciclados e couro vegan. Os representantes da Mercedes-Benz chegaram a dizer em uma apresentação que acreditam que as rodas esféricas especiais causariam menos impacto no chão de uma floresta - se alguém quiser conduzir o AVTR por lá.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge