Publicidade

CES 2020 | Hyundai e Uber mostram seu carro voador; veja como ficou

Por| 07 de Janeiro de 2020 às 07h30

Link copiado!

Uber
Uber

A montadora sul-coreana Hyundai e a Uber anunciaram durante a CES 2020 que estão desenvolvendo um carro voador, que deve ser utilizado pela empresa de caronas em 2023. A promessa das companhias é que este veículo, chamado de S-A1, será capaz de transportar cinco passageiros pelos céus e que, um dia, possa até abolir o piloto humano. Este projeto faz parte da visão da Urban Air Mobility (UAM) da Hyundai, com o chamado Veículo Aéreo Pessoal (PAV) usando decolagem vertical e motores elétricos para aliviar o congestionamento da estrada.

A Hyundai será responsável pela fabricação do S-A1. Espera-se que tenha vários rotores - para eficiência e segurança - e um sistema de acionamento de para-quedas, se o pior acontecer. Ele também será desenvolvido com baixo nível de ruído em mente, para evitar perturbar as áreas urbanas nas quais as aeronaves devem operar.

Enquanto isso, a Uber cuidará das operações, sob a marca Uber Elevate. "A Hyundai é nosso primeiro parceiro de veículos com experiência na fabricação de automóveis de passageiros em escala global", explicou Eric Allison, diretor da Uber Elevate, ontem (06) durante a CES. “Acreditamos que a Hyundai tem potencial para fabricar os veículos do Uber Air a taxas nunca vistas na indústria aeroespacial atual, produzindo aeronaves confiáveis ​​e de alta qualidade em grandes volumes para reduzir os custos de passageiros por viagem. Combinar o poder de fabricação da Hyundai com a plataforma de tecnologia da Uber representa um grande salto para o lançamento de uma vibrante rede de táxis aéreos nos próximos anos", completou.

Continua após a publicidade

O conceito de uso deste carro, segundo a Hyundai e a Uber, parte de uma rede de centros de pouso espalhados por áreas urbanas, descritas como espaços de mobilidade geral. Esses centros funcionariam como lugares para os PAVs aterrissarem, bem como para passageiros e carga se reunirem. Um outro veículo seria usado para transportar pessoas ou itens para o hub e atracar em seus raios periféricos.

No centro do hub, haveria um lounge e uma área de preparação. Os PAVs decolam do Skyport por cima e transportarão passageiros pela cidade. No outro extremo, outro PBV poderá levá-los ao destino final ou vincular-se a outras opções de transporte público.

A Uber diz que pretende lançar o modelo em 2023, embora isso dependa de obstáculos tecnológicos e regulatórios.

Continua após a publicidade

Fonte: SlashGear