SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade
Lei Jun

Lei Jun

Nascimento

16 de dezembro de 1969 em China

Lei Jun nasceu em 16 de dezembro de 1969 na China, ele é um empreendedor bilionário que fundou a Xiaomi Inc, uma das maiores fabricantes de telefones celulares no mundo inteiro.

Em 1987, formou-se na Mianyang Middle School e começou a frequentar a Universidade de Wuhan, onde completou toda a formação em dois anos e graduou-se com um bacharel em ciência da computação. Lei Jun deu início à sua primeira empresa durante o último ano na faculdade.

Em 1992, Lei juntou-se à Kingsoft como engenheiro, tornando-se CEO da empresa em 1998, porém renunciou ao cargo em 2007 por “motivos de saúde”. Tornou-se um investidor anjo na China, contribuindo em mais de 20 empresas, incluindo a Vancl.com, UCWeb e a plataforma YY. Ele continua investindo em plataformas e-commerce, redes sociais e indústrias de telefonia móvel.

Sua carreira depois foi marcada pela criação da Joyo.com, uma livraria online que acabou vendendo para a Amazon em 2004. Em 2008, assumiu a presidência da UCWeb e depois, em 2011, voltou à presidência da Kingsoft. A Forbes o elegeu como empresário do ano em 2014.

Em 6 de abril de 2010, Lei Jun fundou a Xiaomi Inc, a empresa criou um portfólio diverso com telefones, tablets, TVs, roteadores, bancos de energia, fones de ouvido, etc. Até o fim de 2014, a Xiaomi havia levantado mais de US$ 1 bilhão, sendo avaliada em US$ 45 bilhões.