Mitsubishi apresenta solução para escritórios estressantes: claraboias virtuais

Por Rubens Eishima | 12 de Fevereiro de 2020 às 07h45
Divulgação/Mitsubishi

Se depender da Mitsubishi, a cultura de trabalho do Japão deve ficar menos estressante e depressiva. Isso porque a divisão de equipamentos elétricos da gigante japonesa lançou um sistema de claraboia fake para criar a ilusão de luz natural no ambiente.

Batizado de Misola, o sistema usa painéis de LED para simular um dia de sol a partir do teto e, como o batente da “janela” emite luz, cada painel pode ser usado para substituir as lâmpadas normais do escritório.

As longas jornadas de trabalho no país do sol nascente e os curtos períodos de sol no inverno ajudaram o país a ter um dos mais altos índices de estresse e suicídio provocados pela carga de trabalho. Os japoneses têm até uma palavra para “morte por excesso de trabalho” – o karoshi.

Além de escritórios, a Mitsubishi acredita que a tecnologia pode ajudar também em hospitais e asilos, especialmente para pessoas com restrições de mobilidade e que não podem sair a céu aberto. A empresa espera lançar o Misola em outubro, inicialmente, claro, no Japão.

 

Fonte: Mitsubishi via Gizmodo

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.