Dicas infalíveis para garantir a melhor performance de uma lava-louças

Por Redação | 06 de Maio de 2022 às 17h22

Link copiado!

PUBLIEDITORIAL
Brastemp
Brastemp

Só quem tem sabe o quanto lava-louças traz a praticidade para o dia a dia. No entanto, ainda existem muitas dúvidas de como utilizar esse eletrodoméstico da maneira correta. Para atingir os melhores resultados e otimizar o processo de lavagem, há certos cuidados que precisam ser tomados. Confira algumas dicas infalíveis de como usar a lava-louças corretamente, para garantir uma lavagem perfeita dos seus utensílios de cozinha.

Atenção com os tipos de louças

A primeira dica importante é que nem todos os objetos podem ser lavados usando a máquina, ainda que a lista de itens permitidos seja muito maior atualmente do que há alguns anos.

As louças mais comuns podem ser lavadas na lava-louças. No entanto, deve-se tomar cuidado com objetos de madeira, alumínio, barro, teflon e outras peças delicadas, como cerâmica, pois alguns detergentes podem danificá-los, deixando as louças opacas. Já plásticos e silicones precisam ser avaliados de acordo com a recomendação do fabricante, pois a aplicação de água quente pelos longos períodos dos ciclos de limpeza pode causar rachaduras ou derretimento de áreas de alguns destes itens.

Na dúvida, sempre avalie se existe alguma restrição do fabricante antes de colocar na máquina.

Remova excessos e adote o detergente ideal

Mesmo que não seja necessário fazer a pré-lavagem da louça, é recomendado remover os excessos de alimentos — assim como uma pia, as lava-louças também contam com conjunto de filtros que precisam ser limpos a cada lavagem. Ao remover os excessos antes do procedimento, você reduz a quantidade de resíduos sólidos que podem acumular no conjunto de filtros e afetar a performance de lavagem.

Outro ponto importante é que não se deve utilizar o detergente tradicional usado na lavagem na pia, mas sim produtos específicos destinados a esses equipamentos, pois sua performance é muito superior quando comparados aos detergentes comuns. Também estão disponíveis líquidos secantes e abrilhantadores, que agilizam o processo de secagem da louça após a lavagem, deixando-as mais brilhantes.

O uso dos detergentes adequados somado aos jatos de água quente, além da seleção dos ciclos de lavagem corretos, garante que toda a sujeira será eliminada dos utensílios.

Acumular a louça para lavar tudo junto

Por fim, se for acumular louça por muito tempo, utilize o programa Acquaspray de Brastemp que dispara jatos de água para enxaguar as louças. Os jatos vão remover restos de alimentos e evitar odores. Assim, você consegue acumular a louça de refeições e deixar para lavar tudo de uma vez só, e a lava-louça acaba servindo de armário para louça suja, deixando a pia da cozinha sempre limpa e organizada.

Posicione as louças da forma correta

A recomendação geral de posicionamento das peças é que itens maiores, como as panelas e vasilhas, sejam colocados no fundo e nas laterais da máquina, enquanto objetos menores, como pratos ou a louça mais suja, sejam posicionados mais ao centro. Fora isso, os manuais de instruções de cada aparelho costumam dar alguns direcionamentos para aproveitar melhor o espaço e otimizar a lavagem.

Ainda assim, é importante prestar atenção em mais alguns pontos para evitar frustrações, começando por itens que possam acumular água, como tampas e xícaras — esses utensílios devem sempre estar virados para baixo. Também é importante tomar cuidado com objetos mal encaixados, que podem acabar saindo do lugar durante a limpeza, sofrendo avarias, causando danos à lava-louças ou mesmo impedindo que outros objetos sejam lavados corretamente.

Com o tempo e o uso, você consegue encontrar a melhor maneira de posicionar sua louça para tirar melhor proveito da máquina, mas, com essas dicas, você já garante que seus utensílios recebam a melhor limpeza possível, evitando que as peças sofram danos ou causem problemas na sua lava-louças, sem deixar de agilizar sua rotina.

Clique aqui para saber mais sobre as diferentes opções de lava-louças e escolha a Brastemp ideal para sua casa.