Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Descubra os mitos e as vantagens de uma lava-louças

Por Redação | 08 de Abril de 2022 às 16h00

Link copiado!

PUBLIEDITORIAL
Brastemp
Brastemp

Eletrodoméstico que mais gera dúvidas quanto ao uso e seus benefícios, a lava-louças costuma estar no centro de diversas discussões sobre sua real utilidade. Essas máquinas foram pensadas para auxiliar o dia a dia ao lidar com uma das tarefas de casa que mais tomam tempo: lavar louças. No entanto, o ponto do quão eficiente elas realmente são na hora de economizar água e eletricidade é um dos mais questionados.

Diante disso, separamos algumas dúvidas comuns de consumidores na hora de decidir se devem ou não comprar uma lava-louças, para mostrar o que realmente é verdade e o que não passa de mito.

"Lava-louça gasta mais água e energia"

As lava-louças modernas integram cada vez mais recursos para aumentar a eficiência. Além disso, o consumo de água é, na verdade, muito menor que o da lavagem na pia, já que tem o máximo aproveitamento de água. Enquanto na lavagem manual boa parte da água escorre pelo ralo na pia, as lava-louças utilizam um sistema fechado, bastante similar ao de máquinas de lavar roupa, que aproveitam ao máximo a água para a remoção das sujeiras mais difíceis. No fim do mês, a economia de água pode chegar a até 6x mais quando comparada à lavagem a mão, segundo dados de Mercado (SABESP/Inst, Falcão Bauer/IBGE).

O consumo de energia elétrica apresenta situação similar — segundo o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), órgão responsável pelo selo que indica o quão eficiente é um eletrodoméstico, as lava-louças consomem em média 30 kWh ao mês, valor similar ao de máquinas de lavar. Um chuveiro elétrico de alta potência, por exemplo, pode ultrapassar os 80 kWh.

"Preciso pré-lavar antes de colocar na lava-louças"

As lava-louças mais antigas realmente apresentavam problemas de performance, o que levava os consumidores a realizar uma pré-lavagem na pia antes de colocar na máquina. Os aparelhos mais recentes, no entanto, são muito mais eficientes e garantem a limpeza completa de todos os utensílios.

Com diversos ciclos de lavagem, as máquinas conseguem eliminar as sujeiras mais difíceis em altas temperaturas, como pratos e panelas engordurados.

"Não dá para lavar tudo na lava-louças"

É fato que há recomendações de não se lavar todos os utensílios na máquina de lavar louças, assim como acontece nas de lavar roupas, em virtude da composição química de alguns detergentes durante a limpeza. Por isso, é tão importante utilizar um detergente de boa qualidade no processo. Itens como panelas de barro, naturais e madeira, além de alguns utensílios de plástico e alumínio podem apresentar danos se lavados com produtos incorretos.

Dito isso, a exceção fica para dispositivos que tragam ciclos especiais dedicados a esses utensílios, como é o caso da linha de lava-louças da Brastemp. Os modelos da marca contam com modos especiais de lavagem adequados para itens que exigem cuidados, como taças e cristais, e também para os mais pesados como panelas e travessas, garantindo o melhor desempenho para diferentes necessidades.

"Lava-louça é difícil de instalar e grande demais para minha cozinha"

Além de estarem ficando cada vez mais compactas, as lava-louças são oferecidas nos mais variados tamanho e cores, com modelos pensados para serem posicionados no piso, na bancada, em nichos ou embutidos. Fora isso, o procedimento de instalação é bastante simples, também apresentando fortes similaridades ao de uma máquina de lavar roupa.

Ainda assim, é importante tomar alguns cuidados: o local de instalação deve ter acesso a um ponto de água limpa, ponto para saída de esgoto e tomada, bem como ser bem nivelado.

A máquina não deve ser instalada sobre pisos com carpetes ou tapetes, para não obstruir o sistema de ventilação, e não é recomendada a instalação sobre suportes de parede, que podem não atender às condições adequadas e acabar danificando o aparelho.

Com tudo isso, o que se vê é que boa parte das preocupações de consumidores na hora de comprar uma lava-louças já foi resolvida em modelos modernos, sendo possível escolher dentre opções que mais se encaixam com as necessidades dos lares brasileiros. Possuem diferentes modelos para caber em diferentes espaços e auxiliam as pessoas tanto na economia de água quanto na praticidade nas tarefas do dia a dia.

Para saber mais sobre a linha de lava-louças da Brastemp e comprar a sua, clique aqui.