Como escolher a lava-louças ideal para a sua casa

Por Redação | 13 de Maio de 2022 às 10h00

Link copiado!

PUBLIEDITORIAL
Divulgação/Brastemp
Divulgação/Brastemp

Práticas e potentes, as lava-louças auxiliam a rotina ao lidar com a louça suja, eliminando até mesmo as sujeiras mais pesadas. Seu sistema combina jatos de água quente com detergentes dedicados e de alta qualidade, garantindo louças limpas e brilhantes sem esforço. Esse tipo de equipamento possui os mais variados tamanhos e capacidades, para atender as necessidades de diversos tipos de pessoas. Para escolher o modelo que melhor te atende, é necessário considerar alguns pontos cruciais. Aqui vão nossas dicas para escolher a melhor lava-louças para sua casa:

Capacidade de louças

O elemento mais importante a se pensar na hora de escolher uma lava-louças é a capacidade, medida em serviços. O termo "serviços" significa "serviços de mesa" ou "lugares à mesa", ou seja, um conjunto de utensílios que compõem um serviço completo para uma refeição. Assim sendo, uma máquina de 8 serviços, por exemplo, lava 8 copos, 8 xícaras, 8 pires ou pratos de sobremesa, 8 pratos grandes e 8 jogos de talheres em uma lavagem. Quanto mais serviços, maior será o equipamento.

As capacidades variam de 8 a 14 serviços, atendendo desde consumidores que moram sozinhos ou possuem famílias pequenas, até usuários com grandes famílias, ou que prezam por maior capacidade e performance.

Ciclos e tecnologias de lavagem

Além da capacidade, é importante avaliar também os ciclos e tecnologias de lavagem que os aparelhos oferecem, de acordo com as louças mais comuns da sua casa, como taças, panelas e frigideiras.

As lava-louças Brastemp, por exemplo, além dos ciclos básicos de lavagem, possuem também alguns recursos extras e inteligentes que auxiliam no dia a dia, como:

  • Função Smart Sensor: identifica o nível de sujeira e seleciona automaticamente o melhor ciclo de lavagem;
  • Ciclo Pesado, para louças mais engorduradas e sujas;
  • Ciclo Delicado, para taças e itens delicados como mamadeiras;
  • Função AcquaSpray: função que dispara jatos de água para que você possa acumular as louças entre uma refeição e outra sem maus odores, facilitando a lavagem na máquina.

Local de instalação

É importante considerar também o design, tamanho e o formato da máquina. Existem basicamente três tipos: as lava-louças de piso, as de bancada e as de embutir. Cada uma possui tamanhos distintos, que devem ser considerados de acordo com o espaço disponível na sua cozinha. Além disso, a possibilidade de realizar reformas impacta na escolha, já que enquanto os modelos de piso e de bancada não exigem mudanças, a de embutir requer modificações mais profundas. As lava-louças de 8 Serviços, por exemplo, são as mais compactas e podem ser colocadas em nichos e bancadas. Já os modelos de 14 Serviços são maiores e podem ou não precisar de uma adaptação do local.

O processo de instalação é outro aspecto importante a se considerar e, apesar de fácil, similar ao de uma máquina de lavar roupa, apresenta alguns requisitos — o local escolhido precisa ter acesso a água limpa e fria, ter ponto para despejo da água suja no esgoto, bem como proximidade a uma tomada, e estar bem nivelado e distante de tapetes e outros itens que possam barrar a refrigeração, para acomodar a máquina corretamente.

Uma dica para quem não tem uma saída de esgoto exclusiva é o uso do adaptador “T” que possibilita conectar a máquina em um cano de esgoto existente, como o da torneira.

Consumo de energia e água

Por operarem em um sistema fechado, as lava-louças consomem muito menos água que lavagens realizadas na pia. Além disso, o consumo de energia elétrica é significativamente menor que o de um chuveiro elétrico, como apontam órgãos especializados como o Procel.

Mesmo assim, é importante buscar pelos números de consumo de cada modelo, considerando as diferenças decorrentes da capacidade, para identificar aquele que melhor te atende.

Modelos como os da linha da Brastemp entregam alta eficiência, apresentando até 6 vezes mais economia de água* em comparação à lavagem manual, e com classificação A, garantindo o máximo de economia de energia elétrica.

Seguindo todas essas dicas, você se prepara para escolher a lava-louças que melhor te atende, e garante uma experiência tranquila e livre de frustrações, desde a compra até o uso.

Clique aqui para saber mais sobre as diferentes opções de lava-louças e escolha a Brastemp ideal para sua casa.

*Consumo de água baseado em dados de mercado (SABESP/INST. FALCÃO BAUER/IBGE)