Alexa vai memorizar itens que você esquecer

Por Wagner Wakka | 27 de Abril de 2018 às 08h23
photo_camera Reprodução

A Amazon divulgou nesta quinta-feira (26) uma série de novas ferramentas disponíveis para a Alexa, a assistente pessoal da empresa. Agora, por exemplo, ela consegue entender melhor o contexto das conversas, ser mais “esperta" e até mesmo memorizar alguma informação que você pode esquecer.

Segundo explicação do diretor da Amazon para ciência aplicada e de machine learning da Alexa, Ruhi Sarikaya, essa memória começará de forma muito básica. “Por exemplo, uma pessoa pode pedir: ‘Alexa, lembre-se que o aniversário de Sean é 20 de junho’. Alexa responderá: ‘Ok, vou lembrar que o aniversário de Sean é 20 de junho’”. Desta forma, sempre que precisar lembrar disso, basta perguntar à Alexa. “É cedo, mas com essa versão inicial será mais fácil para os clientes salvar informações, além de fornecer uma maneira natural de recuperar essas informações posteriormente”, explica Sarikaya.

Ainda, a proposta é que o aparelho comece a lembrar preferências dos usuários e linkar isso com a Amazon, facilitando, por exemplo, a exibição de produtos. A funcionalidade está disponível apenas para usuários dos Estados Unidos.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O aparelho também vai passar a entender que uma conversa pode manter um contexto e permite uma interação sequencial do usuário. O exemplo citado seria quando um usuário pergunta à Alexa qual o primeiro CD da Adele. A partir da resposta, agora é possível pedir que o aparelho já toque direto o disco. Essa função está disponível para usuários nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha.

A proposta é que a inteligência artificial passe a reconhecer um contexto mais longo e não somente seja capaz de interligar apenas duas frases como a citada. “Nós estamos apenas arranhando a superfície do que é possível”, pontuou o executivo.

Fonte: Amazon Dev Blog

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.