Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Alexa grava conversa privada de usuária e envia a gravação para outra pessoa

Por| 24 de Maio de 2018 às 14h15

Link copiado!

The Verge
The Verge
Tudo sobre Amazon

Um dos piores pesadelos de uma pessoa que tem um assistente pessoal em casa aconteceu com uma usuária de Portland, cidade do nordeste dos Estados Unidos. Uma mulher contou a uma afiliada da Fox News que seu Amazon Echo gravou parte de uma conversa e enviou o trecho a uma pessoa aleatória de sua lista de contatos.

A mulher preferiu se manter anônima, mas contou ao Fox 13 Memphis que ficou sabendo do problema ao ser avisada pelo destinatário da mensagem. Quem recebeu o arquivo de áudio, por sorte, foi um dos empregados do marido da usuária.

Em resposta à emissora de TV, a Amazon disse que este é um acontecimento novo e que não deveria ocorrer normalmente. “A Amazon leva a privacidade muito a sério", disse um representante. “Nós investigamos o que aconteceu e determinamos que isso era uma ocorrência extremamente rara. Estamos tomando medidas para evitar que isso aconteça no futuro ”.

Segundo um engenheiro que verificou o aparelho da mulher, não há pistas do que pode ter levado o Echo a enviar a mensagem. Ele acredita que a assistente Alexa tenha entendido um comando para mandar o trecho sem pedir uma confirmação de envio, o que não é comum. Tanto os aparelhos da Amazon quanto os da Google enviam alerta antes de executar uma ação como esta.

Continua após a publicidade

Embora a empresa tenha oferecido aporte para que a usuária continue com o speaker em casa, a mulher já confirmou que pediu seu dinheiro de volta e que não pretende continuar usando a tecnologia. “Eu me senti invadida. Uma invasão total de privacidade. Imediatamente, eu disse: ‘Nunca mais vou ligar esse dispositivo porque não posso confiar nele’", ela conta.

Ainda, ela conta como foi o tratamento da Amazon. “[A Amazon] disse: 'Nossos engenheiros passaram por seus registros e viram exatamente o que você nos disse; eles viram exatamente o que você disse que aconteceu, e nós sentimos muito’”.

Segundo a Amazon, não há relatos de outros erros semelhantes a este.

Fonte: Fox 13