Yamaha lança primeira scooter híbrida do Brasil
Por Leo Alves |

A Yamaha Fluo Hybrid Connected foi lançada nesta quinta-feira (23) e, como o nome sugere, a scooter tem como principal diferencial o sistema híbrido-leve. Dessa forma, o modelo se tornou a primeira scooter híbrida do Brasil, ainda que o sistema utilizado pela Yamaha seja relativamente simples.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- CRV Digital: o que é e como baixar o registro do veículo
- Da Fórmula E para seu carro: como é a tecnologia Pit Boost, que estreia em 2025
É importante lembrar que a eletrificação das motos ainda está em um estágio inicial. São poucos os projetos no mundo de motocicletas híbridas. Na realidade, há mais modelos elétricos do que híbridos. Afinal, como a moto é um veículo leve e pequeno, é possível fazer um conjunto elétrico com bateria removível. Esse é o caso da Yamaha Neo´s, scooter elétrica que será vendida e fabricada no Brasil neste ano.
No caso da Fluo Hybrid, a Yamaha explica que há um motor elétrico auxiliar. O sistema híbrido-leve promete oferecer um suporte ao propulsor a combustão em determinados momentos, como em subidas, acelerações mais intensas, retomadas, ultrapassagens e quando há um garupa ou carga na scooter.
Se o sistema detectar que há um aumento da carga sobre o motor a combustão, o sistema Power Assist, como é chamado pela Yamaha, é acionado por três segundos. Dessa forma, a Fluo Hybrid gasta menos combustível e tem o motor a combustão aliviado nessas situações.
Potência da Yamaha Fluo Hybrid
A Yamaha não divulgou qual seria a potência desse motor elétrico auxiliar, mas como ele não traciona a scooter, não faria diferença no conjunto mecânico. Sendo assim, a Fluo continua sendo movida pelo motor monocilíndrico de 125 cc de 8,3 cv de potência e 1 kgfm de torque. A transmissão é automática do tipo CVT.
Segundo a marca japonesa, o sistema híbrido-leve juntamente com o sistema Stop & Start, que desativa o motor da scooter em alguns momentos, pode resultar em uma economia de 12% de combustível.
Equipamentos
Além do sistema híbrido, a Yamaha fez algumas atualizações na Fluo. O painel de instrumentos é em LCD e tem o sistema Y-Connect, que mostra algumas informações do smartphone diretamente no painel.
O farol foi atualizado e tem luzes em LED, enquanto a lanterna traseira recebeu um novo desenho e tem setas com lentes na cor cristal. A scooter utiliza freio a disco na dianteira com ABS, enquanto o traseiro é a tambor e sem o sistema antitravamento.
Preço e cores
A Yamaha Fluo ABS Hybrid está disponível nas cores Racing Blue (Azul Metálica) e Midnight Black (Preto Metálico), com rodas pretas, e Solar Red (Vermelho Sólido) e Branco Cristal (Branco Metálico), com rodas cinzas. O preço sugerido é de R$ 16.690, sem frete e seguro. A garantia da scooter é de quatro anos.
Leia também: