Publicidade

VW Amarok vs. Ford Ranger: qual picape é mais segura no Latin NCAP?

Por  | 

Compartilhe:
Montagem: Canaltech/ Imagem: divulgação/Latin NCAP
Montagem: Canaltech/ Imagem: divulgação/Latin NCAP

A VW Amarok e a Ford Ranger foram avaliadas recentemente pelo Latin NCAP, o órgão que avalia a segurança dos modelos vendidos na América Latina. Curiosamente, nas últimas semanas a instituição divulgou diversos resultados, enquanto que nos primeiros meses de 2024 não tivemos nenhuma atualização dos testes.

Sobre o desempenho das caminhonetes, o resultado foi bastante diferente entre elas, o que pode ser explicado também pela diferença do tempo de projeto. A Ford Ranger obteve a nota mais alta possível, alcançando cinco estrelas, o que faz a picape ser considerada um dos carros mais seguros do Brasil.

Por outro lado, a VW Amarok teve uma nota mediana, com três estrelas, mas ao menos se saiu melhor do que alguns carros testados recentemente pelo Latin NCAP, como o Citroën C3 Aircross.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

De qualquer forma, há alguns pontos curiosos. A Amarok vendida no Brasil e feita na Argentina ainda está na primeira geração, de 2010, tendo sido reestilizada neste ano. No exterior, há uma geração mais recente, que compartilha plataforma justamente com a Ford Ranger. Porém, esse modelo não será oferecido na América do Sul.

Ford Ranger no Latin NCAP

Equipada com sete airbags e controle de estabilidade de série (ESC), a Ford Ranger teve uma nota alta na proteção para adultos, de 93,11%, enquanto que para crianças ficou em 89,80%. Para pedestres, a nota foi de 74,77%, e de 92,01% para a assistência à segurança.

De acordo com o relatório, a Ranger demonstrou uma estrutura e área dos pés estáveis, com proteção adequada para o tórax do adulto. No impacto lateral, a proteção foi total para todos os ocupantes. O único ponto de ressalva foi a questão da chicotada cervical, com proteção classificada como marginal.

VW Amarok

No caso da Volkswagen Amarok, a caminhonete média tem seis airbags e também o ESC de série. A proteção para adulto foi de 80,87%, e de 87,08% para criança. Para pedestre, a nota obtida foi de 62,18%.

Continua após a publicidade

O Latin NCAP diz que a picape da VW teve uma estrutura e área dos pés estáveis no impacto frontal, mas a proteção para o peito do motorista foi marginal, enquanto que para o passageiro foi adequada. No lateral, a proteção foi boa, assim como no impacto contra o poste. E, assim como a Ranger, o ponto de atenção foi a chicotada vertical, com praticamente o mesmo resultado.

De acordo com o órgão, para a Amarok ter um desempenho ainda melhor e obter a pontuação máxima, seria necessário investir mais em equipamentos ativos de auxílio. Atualmente, a picape conta apenas com alerta de colisão frontal e aviso de permanência em faixa, mas são emitidos apenas alertas sonoros. Se os equipamentos atuassem na direção, a nota poderia ter sido maior.

Leia também:

Continua após a publicidade