Volvo anuncia instalação de 500 pontos de recarga para carros eletrificados

Por Felipe Ribeiro | 15 de Novembro de 2019 às 20h00
Volvo

A Volvo avança rumo à eletrificação também no Brasil. Após anunciar um plano global ambicioso, com a drástica redução da pegada de carbono por carro, a fabricante sueca vai promover a instalação de 500 pontos para recarga de modelos híbridos e elétricos plug-in no país, deixando clara qual será a sua posição no mercado para os próximos anos.

Como parte de sua estratégia, a fabricante sueca firmou importantes parceiras com o grupo GPA, rede Iguatemi, redes de estacionamento Estapar, Autovagas e PareBem, além da incorporadora Idea! Zarvos e a sua própria rede de 36 concessionárias, somando um investimento de R$ 5 milhões para implantação dessa estrutura, que visa abastecer os carros da marca, que hoje, dentro da linha, ganham cada vez mais opções eletrificadas.

Energizando

Quando a empresa começou seu o projeto, a infraestrutura de recarga no Brasil contava com 125 postos. Com seu esforço para instalação dos pontos e o avanço das parcerias, a rede de recarga hoje foi duplicada. O próximo passo é chegar a 500 vagas instaladas. Assim, na cidade de São Paulo, por exemplo, as pessoas encontrarão um eletroposto Volvo em uma média de 9,7 km distantes um do outro. Desde já, o cliente da marca que deseja encontrar o eletroposto mais próximo pode acionar o "Volvo on Call" ao toque de um botão dentro do seu automóvel, cujo serviço está, disponível em todos os veículos da marca.

Imagem: Volvo

Para 2020, a montadora sueca estuda também a ampliação de sua estratégia para áreas mais afastadas das cidades.

Linha híbrida plug-in

Até o mês de outubro, 6.015 carros híbridos e elétricos foram vendidos no mercado nacional por 14 montadoras, sendo a Volvo um dos players mais importantes do setor, com uma versão híbrida em quase todos os modelos de seu portfólio - a versão híbrida plug-in do XC40 chegará no primeiro trimestre de 2020. Em 2021, 100% da gama de produtos da marca será eletrificada.

Nos dez primeiros meses do ano, a fabricante comercializou 884 unidades de carros híbridos plug-in (aqueles em que podemos carregar nas estações de recarga ou nas tomadas de casa), na qual é líder no segmento Premium (contra 136 carros no mesmo período do ano passado, um crescimento de 650%). Em outubro, essa condição foi reforçada com a venda de 135 unidades, compostas pelos SUVs XC90 e XC60, além dos sedãs S90 e o recém-lançado S60, todos equipados com o motor T8, de 407cv de potência e 64kgf/m de torque.

E aí, Canaltechers, qual dessas máquinas da Volvo vocês gostariam de ver em nossos testes? Deixem para gente nos comentários!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.