Volkswagen Taos muda bastante na linha 2026 para não “sumir” no Brasil
Por Paulo Amaral |

A linha 2026 do Volkswagen Taos foi apresentada oficialmente ao mercado brasileiro na tarde de segunda-feira (13), e chegará em breve às lojas de todo o país, em duas versões cheias de novidades. As mudanças têm um objetivo claro: não deixar o modelo “sumir” ainda mais da briga com rivais como Toyota Corolla Cross e Jeep Compass.
- Renault derruba preços de SUV para tentar frear "fenômeno Tera"
- Saiba quais são os 10 carros menos vendidos do Brasil em 2025
Embora não seja um produto com a mesma proposta dos demais SUVs da linha Volkswagen, como Nivus, T-Cross e, mais recentemente, o Tera, o Taos tem um papel importante a desempenhar, mas, entre janeiro e setembro de 2025, deixou a desejar.
Segundo os números oficiais da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o Taos emplacou somente 11.300 novas unidades nos nove primeiros meses do ano. O desempenho é bem inferior ao apresentado pelos SUVs médios mais vendidos do Brasil.
Para efeitos de comparação, o Caoa Chery Tiggo 7, terceiro no ranking, emplacou 25.187 novas unidades no mesmo período, enquanto o Jeep Compass, vice-líder, vendeu 42.471 e o Toyota Corolla Cross, referência no segmento, registrou 51.973 entre janeiro e setembro.
Como é o novo Volkswagen Taos
As principais novidades da linha 2026 do Volkswagen Taos estão no visual, todas feitas com o objetivo de alinhar o design aos demais integrantes da família e, também, de tornar o SUV mais moderno e minimalista, tendências que vêm tomando conta do mercado.
Na frente, o para-choque foi redesenhado por conta da entrada de ar superior, agora menor. Na parte inferior, embora a entrada de ar tenha sido aumentada, ela está mais discreta, já que recebeu acabamento preto. Os faróis também foram redesenhados e ficaram mais estreitos, prova de que o movimento minimalista é a marca do novo Taos.
A parte traseira recebeu faixa luminosa horizontal conectando as lanternas, como nos demais SUVs da linha. Por dentro, o Taos também se modernizou e, agora, oferece multimídia “flutuante”, mas de 10,1 polegadas, ante 10,25 da linha anterior. O carregador sem fio para smartphones sai de fábrica nas duas versões — Comfortline e Highline.
Em relação ao conjunto mecânico, nada de novo. Como informado logo após o modelo ter sido flagrado no Brasil, ambas as versões seguem equipadas com o motor 1.4 turbo flex 16 válvulas, de 4 cilindros. Ele entrega até 150 cv de potência e 25,5 kgf/m de torque ao trabalhar em conjunto com o câmbio automático de 8 velocidades, o AQ300.
Quando chega e quanto custa o novo Volkswagen Taos?
A Volkswagen não confirmou a data de lançamento e o preço da nova linha do Taos até o momento, mas a expectativa é que ele chegue às lojas até o fim do ano ou, no máximo, no início de 2026. Vale lembrar que, hoje, o Taos tem preços que variam entre R$ 206.990,00 e R$ 231.990,00.
Leia também:
- Quanto custaria uma Honda CB 400 hoje, com a inflação?
- Chevrolet Vintage: quanto custariam os clássicos da GM hoje, com a inflação?
Vídeo: BYD Song Plus roda até 1.200kms e você carrega na tomada se quiser!