Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Volkswagen se une a Microsoft para acelerar tecnologia de direção autônoma

Por| 12 de Fevereiro de 2021 às 15h30

Link copiado!

Divulgação / VW
Divulgação / VW
Tudo sobre Volkswagen

A Volkswagen anunciou nessa semana que colaborará com a Microsoft para construir uma plataforma de direção automatizada baseada na nuvem na Azure - divisão de serviços de cloud computing da criadora do Windows. O objetivo é aproveitar seus recursos de computação e dados com o objetivo de fornecer experiências de direção automatizadas confiáveis ​​e seguras, ainda mais rápidas, e em escala global.

Com a plataforma de direção automatizada em execução no Azure, a Car.Software Organization - unidade responsável pela digitalização e desenvolvimento de soluções de software para as marcas do Grupo Volkswagen - aumentará a eficiência do desenvolvimento de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS, na sigla em inglês) e funções de direção autônoma (AD, também na sigla em inglês) para automóveis de passageiros em todas as marcas da montadora alemã.

A parceria entre as duas empresas também pretende capacitar parceiros de tecnologia para construir ferramentas e serviços que se integram com a plataforma para aprimorar a criação de soluções AD e ADAS.

Continua após a publicidade

Soluções baseadas em segurança

O uso do ADAS em veículos de direção automatizados pode ajudar a melhorar a segurança dos passageiros, reduzindo o congestionamento e tornando a mobilidade ainda mais confortável, afirma a Volkswagen. No entanto, construir essas soluções requer recursos computacionais em grande escala, que devem processar petabytes de dados de estradas e condições meteorológicas para detecção de obstáculos. Além disso, o comportamento do motorista também precisa ser gerenciado todos os dias para o treinamento e aprendizado de máquina, simulação e validação de funções de AD. Algoritmos de machine learning, que aprendem com bilhões de quilômetros reais e simulados dirigidos, também são essenciais para experiências de direção conectada.

“À medida que transformamos o Grupo Volkswagen em um provedor de mobilidade digital, buscamos aumentar continuamente a eficiência de nosso desenvolvimento de software. Estamos construindo a plataforma de direção automatizada (ADP) com a Microsoft para simplificar o trabalho de nossos desenvolvedores por meio de um ambiente de engenharia escalonável e baseado em dados", afirmou disse Dirk Hilgenberg, CEO da Car.Software Organization. "Ao combinar nossa ampla experiência no desenvolvimento de soluções de direção conectada com o know-how de engenharia de software e nuvem da Microsoft, aceleraremos a entrega de serviços de mobilidade seguros e confortáveis".

A parceria entre a Car.Software Organization e a Microsoft visa ainda simplificar a experiência do desenvolvedor, a partir do aproveitamento do chamado "aprendizado de milhas dirigidas". Isso ocorre por meio de um banco de dados que compreende dados reais de tráfego dos veículos do Grupo Volkswagen, bem como dados de simulação. Os serviços de computação, dados e aprendizado de máquina da Azure, bem como o know-how da Microsoft em desenvolvimento ágil de software, habilitarão um ambiente de desenvolvimento para os desenvolvedores da Car.Software Organisation em escala global.

Continua após a publicidade


A montadora alemã afirma ainda que a construção do o ADP junto com a Microsoft ajudará a reduzir os ciclos de desenvolvimento de meses para semanas e a gerenciar com eficiência a enorme quantidade de dados. As empresas começarão a trabalhar no na solução imediatamente e estão procurando expandir continuamente o escopo funcional da plataforma.

“Esta é a próxima evolução de nosso trabalho básico com o Grupo Volkswagen para aprimorar sua transformação como um provedor de mobilidade orientada por software”, disse Scott Guthrie, vice-presidente executivo de Cloud + AI da Microsoft. “O poder do Microsoft Azure e seus recursos de computação, dados e IA permitirão à Volkswagen fornecer soluções de direção automatizadas seguras e confiáveis ​​para seus clientes com mais rapidez." 

Parceria de anos

Continua após a publicidade

Desde 2018, a Microsoft tem colaborado na Volkswagen Automotive Cloud - plataforma que usada na integração de todos os serviços digitais e ofertas de mobilidade entre as marcas e modelos da montadora no futuro. A equipe de engenharia da Volkswagen Automotive Cloud, com sede em Seattle (sede da Microsoft), permitiu que os dados fossem trocados entre os veículos e a nuvem por meio dos serviços de borda do Azure. A conectividade em nuvem também está permitindo que a Volkswagen forneça atualizações aos seus veículos, além de novos recursos, independentemente do hardware carro.

As primeiras frotas de teste conectadas ao Volkswagen Automotive Cloud devem chegar à estrada em 2021. O lançamento da produção está planejado para 2022. A Car.Software Organization integrará a ADP e o Volkswagen Automotive Cloud conforme a empresa avança em direção à integração suas soluções de software, ferramentas e métodos para capacitar suas equipes de engenharia, clientes e parceiros globalmente. Com o Volkswagen Automotive Cloud, as funções AD e ADAS desenvolvidas em cima da plataforma de direção automatizada podem ser testadas, implantadas e operadas em toda a frota de veículos do Grupo.

A digitalização rápida de sua frota é uma das metas da Volkswagen para os próximos anos. Em 2025, a companhia anunciou que investirá cerca de 27 bilhões de euros nesse processo, também com o objetivo de aumentar a proporção de desenvolvimento interno de software no carro de 10% para 60% atualmente.

Fonte: Volkswagen