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Volkswagen proíbe recarregar 100% da bateria dos carros elétricos

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Divulgação/Electrify America
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A Electrify America, subsidiária da Volkswagen responsável por uma das principais redes de recarga para carros elétricos nos Estados Unidos, anunciou uma medida que já começou a causar polêmica: taxar quem quiser carregar completamente as baterias nos eletropostos.

Robert Barossa, presidente da empresa, explicou em comunicado que “o conceito de carregar um carro elétrico é diferente de abastecer um a combustão” e, por isso, colocará um limite de até 85% de recarga em dez de suas principais estações espalhadas pela Califórnia.

Segundo o executivo, o ato de “encher o tanque até a boca”, bastante comum em carros a combustão, não é necessário em veículos elétricos. Além disso, as estações rápidas recuperam rapidamente a carga das baterias entre 10% e 80%, mas demoram um tempo excessivo para completar os 20% restantes.

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Essa lentidão no trecho final tem causado inconvenientes aos clientes, que acabam passando um tempo excessivo em filas por conta dos motoristas mais “folgados”. A solução encontrada pela Electrify? Multa neles.

Volvo já fez isso no Brasil

Barossa explicou que os postos de recarga rápida dos Estados Unidos passarão a bloquear o sistema quando a bateria de um carro elétrico chegar aos 85%. Nesse momento, o motorista será “convidado” a liberar o espaço ou, então, pagar US$ 0,40 (cerca de R$ 2,20) por cada minuto extra que ocupar o local.

Apesar de polêmica, a medida de taxar os motoristas que abusam do tempo em carregadores dos eletropostos não é inédita. No início de julho, a Volvo tomou atitude semelhante no Brasil, mas com um objetivo diferente: priorizar os carregadores da empresa para os donos de carros da marca.

Para os demais, a marca passou a efetuar cobrança de taxa de conectividade, ociosidade (esta também para donos de Volvo) e, também, por quilowatt hora. E o valor também não é nada barato: R$ 4 por kWh.

É legal cobrar pela recarga?

Apesar de a legislação brasileira estabelecer que apenas as concessionárias de energia possuem a outorga da União para vender e cobrar pela energia consumida, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) publicou, por meio de uma Resolução Normativa (nº819/918), que outras empresas, como a Volvo, têm autorização para cobrar pela recarga de veículos elétricos em seus equipamentos.