Publicidade

Volkswagen pode paralisar fábricas por conta de crise global de chips

Por  | 

Compartilhe:
Volkswagen AG
Volkswagen AG
Tudo sobre Volkswagen

As fábricas da Volkswagen na Alemanha podem interromper a produção até o fim de outubro. O motivo? A falta de semicondutores. A escassez dos microchips se deve a um impasse internacional envolvendo a Nexperia, empresa controlada pela China e responsável por parte do fornecimento global de chips, após o governo holandês restringir suas exportações. Fornecedores no Brasil já observaram redução no volume de semicondutores destinados a sistemas de controle e injeção eletrônica.

Tudo começou quando o governo da Holanda restringiu o acesso da China à Nexperia; Pequim, por sua vez, respondeu com limitações na exportação dos semicondutores. Sabendo da escassez, o grupo Volkswagen segue tentando proteger a cadeia de suprimentos, mas reconhece o risco dos impactos a curto prazo. 

De acordo com fontes internas da marca, as operações em Wolfsburg estão garantidas apenas até 30 de outubro; depois, o cenário é incerto. A Nexperia não é uma fornecedora direta da Volkswagen e nem de outras marcas, mas seus chips são essenciais para os módulos eletrônicos usados pelos fornecedores. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Crise nos semicondutores

A falta dos chips pode muito bem acabar afetando toda a cadeia automotiva da Europa, que ainda se recupera após o fim da emergência da covid-19. Para completar, a Volkwagen tem fábricas onde são produzidos carros elétricos que dependem de ainda mais chips que os outros modelos; em outras palavras qualquer problema nestes componentes pode afetar desde as entregas até as metas de eletrificação

No Brasil, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) segue acompanhando a situação e suas consequências para o setor no país. Em comunicado publicado na segunda (27), a instituição reforçou que a crise é como aquela ocorrida no auge da pandemia, e solicitou ações em colaboração com o governo para garantir o abastecimento.

Leia também:

Vídeo: Peugeot 2008: conheça detalhes do SUV compacto

Continua após a publicidade

Fonte: InsideEVs