Publicidade

Volkswagen confirma Golf GTI elétrico; veja o que já sabemos

Por  |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Volkswagen
Divulgação/Volkswagen
Tudo sobre Volkswagen

A nova geração elétrica do Golf GTI foi confirmada pela Volkswagen. O icônico hatch está previsto para ser lançado já no próximo ano, dando início a gama de versões elétricas e esportivas da marca.

Segundo o CEO da marca, Thomas Schäfer, o modelo manterá a identidade visual do GTI, com design alinhado com as versões a combustão e tração dianteira.

A confirmação da produção do GTI elétrico foi feita por Schäfer durante entrevista à revista britânica Auto Express. O executivo, além disso, confirmou o desenvolvimento de outros hot hatches com motorização elétrica.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O novo modelo terá diversas elementos já apresentados pela marca no conceito ID.GTI de 2023, bem como recursos que já estão presentes nas versões atuais do Golf GTI a combustão.

Motorização e desempenho

As especificações técnicas do carro ainda não foram divulgadas pela VW, mas é provável que o novo GTI elétrico compartilhe motores com o ID.3 GTX, versão invocada do ID.3 apresentada pela marca no ano passado. São 312 cv de potência e 55,6 kgfm de torque, mas com tração traseira.

Como confirmado por Schäfer, a Volkswagen pretende “preservar as tradições” e manter a tração dianteira no novo Golf GTI elétrico. Porém, esse aumento de potência pode ser um empecilho, já que o desempenho de um carro tão potente com tração dianteira pode não ser o ideal.

No entanto, o executivo também disse que já foram testados os primeiros protótipos do hatch já passaram por alguns testes e apresentaram um desempenho surpreendente.

Quando chegam outros modelos elétricos da VW

Com planos de aumentar seu portfólio de carros elétricos esportivos, já sabemos VW planeja apresentar outros dois modelos até o fim de 2027.

Continua após a publicidade

Um deles é o Golf R totalmente elétrico, com tração integral e desempenho superior ao que será apresentado no ano que vem.

Outro modelo é uma versão derivada do futuro ID.1, que deverá receber o “sobrenome” GTI e ganhar um conjunto mais potente e agressivo.

Ainda não temos muitos detalhes, mas a Volks deve mostrar mais informações ao longo dos próximos meses.

Leia também:

Continua após a publicidade

Vídeo: Chegou a hora dos carros elétricos?

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*