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Você sabe quais as 5 revisões mais importantes do carro e quando fazer cada uma?

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Freepik/Divulgação
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Manter o carro em bom funcionamento exige atenção não apenas a pneus ou filtros — há fluidos e componentes internos que, se negligenciados, podem causar falhas graves e custos elevados de reparo. 

Por isso, é essencial seguir as manutenções nos intervalos corretos, conforme as orientações da fabricante no manual do proprietário.

A seguir, o CT Auto lista as 5 manutenções mais importantes que devem ser realizadas periodicamente em qualquer veículo. Vale lembrar: os intervalos podem variar conforme o modelo, portanto, consulte sempre o manual do seu carro.

5. Óleo da direção 

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A direção hidráulica depende de um fluido específico para que bomba, válvulas e mangueiras funcionem suavemente. Quando esse óleo perde suas propriedades ou é contaminado, a bomba pode sofrer desgaste prematuro.

Em muitos veículos vendidos no Brasil, recomenda-se a troca a cada 30.000 a 40.000 km (ou cerca de 2 anos). Já modelos com direção elétrica podem ter periodicidade diferente ou sequer utilizar fluido.

4. Fluido de freio

O fluido de freio é higroscópico — ou seja, absorve umidade ao longo do tempo. Isso reduz seu ponto de ebulição e pode gerar bolhas no sistema, comprometendo a eficiência da frenagem em situações críticas e colocando em risco a segurança dos ocupantes.

Embora alguns manuais indiquem intervalos maiores, muitos especialistas recomendam a troca anual (ou em torno de 10.000 km em uso urbano severo). Observar a cor e o aspecto do fluido também ajuda a identificar a necessidade de substituição.

3. Óleo do câmbio

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Seja em câmbio manual ou automático, utilizar o óleo correto e trocá-lo no prazo indicado evita a saturação do fluido, o acúmulo de contaminantes e falhas no funcionamento.

Em grande parte dos veículos, a troca é recomendada entre 40.000 e 60.000 km. Algumas montadoras, porém, estabelecem intervalos mais longos, desde que respeitadas condições específicas de uso.

2. Líquido de arrefecimento 

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O sistema de arrefecimento requer fluido específico (aditivo ou líquido de radiador) para proteger contra corrosão, evitar congelamento ou ebulição e manter a temperatura adequada do motor.

Com o tempo, o aditivo perde sua eficácia, enquanto contaminantes e minerais podem comprometer o desempenho. Muitas fabricantes recomendam a troca entre 2 e 5 anos ou entre 40.000 e 100.000 km, a depender da formulação.

1. Óleo do motor

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Este é, provavelmente, o item mais crítico. O óleo lubrifica, reduz o atrito, auxilia na refrigeração e evita o desgaste prematuro das peças móveis do motor. Se estiver velho, contaminado ou inadequado, pode formar borras e deixar de proteger os componentes internos.

Na prática, muitos fabricantes e oficinas recomendam a troca a cada 10.000 km, 6 meses ou 1 ano. Pode variar de acordo com a marca do veículo e até o tipo de condução do motorista. Exceder esse prazo aumenta o risco de falhas e pode comprometer a vida útil do motor.

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