Publicidade

Vídeo mostra “piloto autônomo” da Tesla quase se envolvendo em acidente fatal

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Março de 2021 às 09h11

Link copiado!

Tesla
Tesla
Tudo sobre Tesla

Não é de hoje que a Tesla recebe críticas — tanto de seus consumidores quanto da imprensa e do mercado — por nomear seu sistema de condução semiautônoma como “Full Self-Driving”, que significa, em português, “Auto-Condução Completa”. O nome induz o cliente ao erro, visto que a própria montadora alerta (mas em letras miúdas) que o algoritmo é de fase dois, ou seja, não é 100% autônomo e ainda exige que o condutor esteja atento ao trânsito para evitar eventuais acidentes de percurso.

A mais nova prova de que o sistema deveria ser rebatizado vem na forma de um vídeo gravado pelo youtuber Chuck Cook. Dono de um Model Y, ele resolveu testar — e gravar — a eficácia dos sensores inteligentes em uma das mais recentes compilações da tecnologia, a FSD Beta 8.2 version 2021.4.11.1. Para isso, ele dividiu a filmagem em três câmeras diferentes: uma com visão em primeira pessoa (ou seja, na perspectiva do motorista), outra com foco na multimídia do bólido e a terceira em drone Mavic Pro da DJI.

Ao longo de pouco mais de oito minutos, Cook refaz o mesmo movimento com seu automóvel: em um corredor expresso duplo de três vias, ele se posiciona na faixa mais à esquerda da via sentido norte para fazer uma conversão e atravessar a via sentido sul para entrar em uma via de tráfego lento. A intenção era confirmar se o FSD seria capaz de identificar os carros que trafegavam em alta velocidade na outra via, aguardando o momento correto para realizar a manobra com segurança.

Continua após a publicidade

Na maioria das tentativas, o Tesla se mostra comportado e realmente só realiza a travessia quando não há outros veículos por perto. No minuto 5:34, porém, o sistema semiautônomo dá sua primeira “vacilada”, iniciando a conversão antes de aguardar a travessia de outros carros. O momento mais crítico, porém, ocorre no minuto 8:22. O Model Y parece sequer verificar obstáculos e inicia a conversão de maneira apressada, forçando o youtuber a pará-lo manualmente com os freios — a poucos centímetros dos carros da frente.

“Desculpem, eu não posso continuar. Ele está indo muito rápido”, afirma Cook segundos antes de encerrar seu perigoso experimento. Claro, não podemos julgar o sistema com base em um erro e um experimento em específico — porém, o vídeo serve para lembrar os donos de carros da montadora que não é adequado confiar cegamente no Full Self-Driving. Se você é um sortudo dono de um Tesla, mantenha-se sempre atento, com as mãos no volante e os pés bem preparados para uma frenagem emergencial.

Fonte: Chuck Cook