Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vídeo mostra carro levitando como se fosse um trem-bala na China

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Setembro de 2022 às 15h25

Link copiado!

Reprodução/Twitter/QinduoXu
Reprodução/Twitter/QinduoXu

Uma universidade chinesa chocou a comunidade automotiva ao divulgar testes com um carro levitando como se fosse um trem-bala. Apelidado de carro maglev (sigla para levitação magnética), esse bólido conseguiu percorrer cerca de oito quilômetros sem tocar no chão, somente com a força do magnetismo.

Segundo a imprensa chinesa, os pesquisadores da Southwest Jiaotong University instalaram um kit completo de ímãs no carro, que parecia ser um sedan da BYD, e também durante todo o percurso de oito quilômetros na região da província de Jiangsu.

Os testes foram bem-sucedidos e revelaram coisas interessantes. Uma delas é a velocidade que o carro conseguiu atingir nesse percurso. Segundo a universidade, a máxima foi de 141km/h, metade do que geralmente os trens-bala conseguem realizar em seus trajetos na China e em outros países.

Continua após a publicidade

Obviamente o projeto pode evoluir e mais experimentos serão realizados, mas seria interessante ver, por exemplo, carros sob esses trilhos magnéticos ultrapassando os 300km/h com facilidade. A tecnologia não chega a ser como a de carros voadores, mas é um pouquinho do que se esperava ver no futuro.

A universidade Southwest Jiaotong University não deu pistas se pretende lançar essa tecnologia comercialmente.