Vias brasileiras podem ter velocidade reduzida após consulta do Governo; entenda
Por Lucas Parente |

O Governo Federal está estudando realizar alterações no Guia de Gestão de Velocidade no Contexto Urbano, documento que serve como base para definição de limites de velocidade por todo o país.
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A consulta foi realizada pelo Ministério dos Transportes, que tem como objetivo debater soluções para aumentar a segurança no trânsito brasileiro.
Novas regras e limites menores
Isso não significa que os limites serão alterados ou reduzidos, mas o governo está buscando soluções para as vias públicas. Porém, em 2022 diversas avenidas de Fortaleza, no Ceará, passaram de 60 km/h para máxima de 50 km/h. Essa alteração trouxe resultados positivos, como:
- 30% a menos de casos de acidente;
- 63% de diminuição de atropelamento com vítimas;
- e até uma redução de 7% na emissão de gases poluentes.
Há também outras medidas que estão sendo estudadas. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), por exemplo, sugere que um limite de 30 km/h seja aplicado em vias urbanas, enquanto ruas e avenidas que ligam bairros ou outras regiões da cidade sejam padronizadas entre 40 km/h e 50 km/h.
O órgão também aponta que, segundo estudos, não há um impacto tão grande no tempo de viagem com essas alterações.
Limite dinâmico
Além dessas possíveis alterações, a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias fez uma proposta de um limite dinâmico de velocidade, com placas novas e eletrônicas, que podem ser alteradas de acordo com a movimentação atual da via.
Também foram propostas ideias sobre um “mapa de acidentes”, para que o governo possa relacionar de forma mais clara os limites das vias com o número de incidentes ocorridos.
Quando essas alterações podem acontecer?
As sugestões serão analisadas pelo Ministério dos Transportes, que pode ou não aplicá-las em uma possível nova edição do Guia de Gestão de Velocidades no Contexto Urbano.
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