Publicidade

Viajar com os amigos pode gerar desconto no pedágio; entenda

Por  | 

Compartilhe:
Freepik/CC
Freepik/CC

Quem curte cair na estrada com os amigos para aproveitar um feriado prolongado ou, então, um fim de semana ensolarado longe de casa, mas evita viajar por conta dos altos preços do pedágio, pode ter uma excelente notícia em 2025.

O Projeto de Lei 4630/23, de autoria do deputado David Soares (União-SP), foi aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara e, agora, segue para aprovação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em caráter conclusivo.

O texto trata da concessão de desconto em pedágios para os carros que passarem pelas cabines (tradicionais ou free flow) com pelo menos três ocupantes a bordo — o motorista e mais dois passageiros.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A ideia, segundo Soares, é reduzir a quantidade de carros que trafegam pelas rodovias e, assim, gerar uma série de benefícios, tanto para o trânsito em si quanto para o meio-ambiente, já que a emissão de poluentes será menor.

Inspiração nas “hot lanes”

O autor do Projeto de Lei que prevê desconto nas tarifas de pedágio para carros com três ou mais ocupantes revelou que a inspiração para a ideia surgiu de algo que, nos Estados Unidos, funciona há bastante tempo: as hot lanes (faixas quentes, na tradução literal).

O deputado explicou que, por lá, as faixas de rodagem com carros compartilhados têm um fluxo bem mais ágil, e que esse reflexo, no trânsito brasileiro, também serviria para melhorar as viagens de todos.

Não há, por enquanto, um cálculo exato ou um valor definido de quanto seria o desconto concedido no pedágio, pois isso será debatido pela CCJ futuramente. Após a apreciação do texto pela CCJ, ele encaminhado para os senadores e, no caso de aprovação na Casa, seguirá para a sanção presidencial antes de efetivamente se tornar lei.

Leia também:

Continua após a publicidade