Publicidade

Vendas de carros no varejo caem, mas programa Carro Sustentável ajuda

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Kaíque Rocha/Pexels/CC
Kaíque Rocha/Pexels/CC

As vendas de carros no Brasil cresceram e muito disso se deve à comercialização direta por parte das montadoras. É o que explicou Igor Calvet, presidente da Anfavea, a associação que representa as fabricantes no país, em entrevista coletiva de apresentação de dados nesta terça-feira (9). 

Calvet destacou o crescimento de 2,8% nas vendas entre janeiro e agosto em comparação com o mesmo período em 2024, mas enfatizou: a alta se deve ao crescimento de 12,9% das vendas diretas, enquanto o varejo sofreu queda de 4,3%. 

Se considerarmos só as vendas dos modelos nacionais no varejo, a queda é ainda maior: 9,3%. Para ele, a redução das vendas se deve a fatores como as taxas de juros, que encarecem financiamentos para a aquisição dos veículos. “Quando cai a venda dos veículos nacionais no varejo, também há recuo do uso da tecnologia nacional”, observou. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Efeitos do programa Carro Sustentável

Por outro lado, Calvet acredita que o programa Carro Sustentável ajudou a dar um “empurrãozinho” nas vendas principalmente dos modelos beneficiados pela isenção do IPI. 

Foi em julho que a iniciativa começou a vigorar, contemplando modelos de cinco marcas diferentes; já no fim de agosto, os carros beneficiados renderam aumento de 26% nas vendas. Mesmo assim, Calvet ressalta que as vendas foram impulsionadas pelos importados

Leia também:

Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?

Continua após a publicidade

Fonte: AutoEsporte

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*