Urban eTruck, o caminhão totalmente elétrico da Mercedes-Benz

Por Redação | 25 de Novembro de 2016 às 00h01

Muito se fala em carros elétricos, mas cá entre nós... você já viu um caminhão elétrico fora dos projetos e das ideias das montadoras? A Mercedes-Benz já está com o seu exemplar pronto para rodar nas rodovias — e ele chega para revolucionar os paradigmas do mercado.

Apresentado em setembro na Alemanha, o Urban eTruck, que foi desenvolvido para circular nas cidades, tem uma autonomia de 200 km com apenas uma carga. Pode parecer pouco em relação aos carros, que têm no mínimo 180 km de autonomia (se enquadrados na legislação americana), mas se pensarmos que o caminhão faz entregas de cargas pesadas dentro de centros urbanos, a coisa muda de figura.

Para dar conta do gigante são necessárias três baterias de íon de lítio, que utilizam um sistema modular, ou seja: é possível adicionar uma bateria extra para aumentar, mesmo que levemente, a autonomia. No lugar dos retrovisores foram instaladas câmeras de visão ampla, para rastrear a rua e identificar obstáculos. Já o painel é totalmente digital e mostra informações ricas em detalhes da pista e da rota estabelecida via GPS.

São três modos de condução disponíveis: auto, eco e ágil. O primeiro é indicado para uma viagem padrão; o segundo garante que o motorista permaneça dentro da rota; e o terceiro garante mais energia para o percurso. À medida que o sistema entende que o caminhão está prestes a chegar a seu limite de autonomia, ele muda para o modo de condução mais apropriado automaticamente.

Para que o motorista possa ter melhor noção dos níveis de bateria e de quantos quilômetros o gigante ainda consegue percorrer, um tablet acompanha o veículo. Por ele, é possível controlar e organizar todos os aspectos necessários para garantir uma boa viagem.

Com informações do Business Insider

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.