Teste para contenção de fogo na Califórnia destrói SUV; veja o vídeo
Por Leo Alves |

Os incêndios na Califórnia têm causado uma devastação imensa, inclusive em cidades grandes, como Los Angeles. Para combater as chamas, até mesmo aviões são utilizados pelos bombeiros e despejam milhares de litros de líquido retardante. Para demonstrar o seu impacto, os bombeiros da Califórnia postaram um vídeo do lançamento do líquido em um SUV.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Quanto custa trocar a placa cinza do carro pela padrão Mercosul?
- Carro elétrico mais vendido do mundo, Tesla Model Y ganha farol de Cybertruck
Nas imagens, é possível ver que o carro escolhido foi um Ford Expedition, um SUV derivado da F-150 dos anos 1990. Sendo assim, não se trata de um carro pequeno e tão pouco leve. Mesmo assim, o veículo foi completamente destruído pelo impacto do líquido.
De uma só vez, o avião utilizado pelos bombeiros é capaz de despejar cerca de 3.600 litros do retardante de incêndio. Com o impacto, o Ford Expedition balançou de forma violenta, perdeu o teto e praticamente todos os vidros se quebraram. Veja os detalhes no vídeo abaixo.
Líquido para contenção de fogo na Califórnia
Incêndios florestais têm sido um problema recorrente em diversos países, inclusive no Brasil. A maior dificuldade para combater as chamas na mata é o acesso ao foco do incêndio. Por isso é necessário utilizar aeronaves, sejam aviões ou helicópteros.
No vídeo, o avião fez um voo rasante apenas para fazer uma demonstração, mas normalmente o voo é mais alto, para que o líquido possa atingir a maior área possível. O Grumman S-2, aeronave do vídeo, tem menos de 4 mil litros de capacidade, mas os bombeiros americanos têm utilizado também o Boeing 737 e o Douglas DC-10, que podem levar até 77 toneladas de líquido.