Publicidade

Teste: Dirigimos o Leapmotor C10, surpresa chinesa da Stellantis

Por  | 

Compartilhe:
Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech

A Leapmotor, marca chinesa recém-adquirida pela Stellantis, se apresentou ao mercado brasileiro com os dois primeiros modelos que serão vendidos por aqui: o B10, SUV médio que só chega em janeiro de 2026, e o C10, utilitário grande que terá versões BEV e Super-Híbrida, com tecnologia REEV.

  • Leapmotor mostra primeiros carros no Brasil; veja preços e versões
  • Quanto vão custar os carros da Leapmotor no Brasil?

O CT Auto esteve presente no evento e pôde testar ambas as variantes do C10, em dois tipos diferentes de test-drive. O primeiro, a bordo da versão super-híbrida, foi mais longo, justamente para comprovar a eficiência da inovadora tecnologia, até então inédita em modelos vendidos no Brasil.

O segundo test-drive, a bordo da versão 100% elétrica do C10, foi mais curto, realizado dentro da região metropolitana de Campinas. O objetivo, porém, foi o mesmo: demonstrar o quanto o SUV da marca chinesa da Stellantis pode entregar no comparativo com os principais concorrentes.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

As primeiras impressões de ambos, na visão do CT Auto, podem ser resumidas em apenas duas palavras: gratas surpresas. Confira a seguir um pouco mais sobre o teste com o Leapmotor C10, SUV que chega para tirar o sono de BYD, GWM, Geely e companhia.

Como anda o Leapmotor C10 Super-Híbrido?

O primeiro contato a bordo do Leapmotor C10 foi ao volante da versão Super-Híbrida, dotada com a tecnologia REEV. O principal diferencial em relação aos demais “Super-Híbridos” de marcas concorrentes ficou claro já na primeira acelerada.

O C10, embora conte com um motor a combustão em seu powertrain, não utiliza o propulsor térmico para tracionar as rodas em nenhum instante. Isso faz com que a chamada experiência elétrica seja sentida o tempo todo pelo motorista.

Nos quase 200 quilômetros do teste, metade apenas no modo EV e metade no modo combustível, a eficiência do sistema foi colocada à prova e, como antecipamos no título da matéria, se mostrou uma grata surpresa.

O C10 Super-Híbrido é ágil nas saídas, extremamente silencioso e com ótima calibração de volante e suspensão. As retomadas, tanto de 60 km/h para 80 km/h quanto de 100 km/h para 120 km/h também são instantâneas, ao contrário do que ocorre em modelos de algumas marcas rivais.

Continua após a publicidade

Os únicos “senões” da experiência ficaram por conta do minimalismo da cabine. Com poucos botões, é preciso acessar comandos básicos, como o do ajuste do retrovisor, por meio da central multimídia. É uma tendência, especialmente em carros chineses, mas é pouco prático e intuitivo.

Paramos para reabastecer o carro antes de trocá-lo pelo SUV 100% elétrico, e nos espantamos com a quantidade de gasolina gasta na segunda “perna” do teste: pouco mais de 3 litros apenas. O consumo elétrico, por sua vez, foi de apenas 41%. Números excelentes, com média de 14,08 km/l no combinado.

Vale, porém, uma ressalva: o carro ficou ligado, com ar-condicionado e demais sistemas funcionando, durante pelo menos dois pit-stops para troca de motorista, em um tempo médio de 30 minutos, algo que certamente prejudicou os números finais do consumo.

Continua após a publicidade

Como anda o Leapmotor C10 elétrico?

O segundo test-drive do dia foi mais curto e menos “surpreendente”, mas não por conta de qualquer problema com o Leapmotor C10 BEV, com motorização 100% elétrica, O “problema” é que, como a primeira parte do trajeto ao volante do super-híbrido foi feito no modo de condução EV, a experiência de pilotagem foi exatamente a mesma.

A única diferença, aliás, está nos modos de condução oferecidos. Enquanto o híbrido oferece o modo “combustível”, o BEV, obviamente, se atém ao que um carro exclusivamente elétrico tem em seu projeto.

Continua após a publicidade

O comportamento dinâmico, a eficiência na regeneração da bateria com as desacelerações, e a retomada instantânea, por sua vez, seguiram exatamente iguais. E ainda bem, pois dará ao consumidor a possibilidade de escolher o que melhor se adapta às suas necessidades.

Vale lembrar que o Leapmotor C10 100% elétrico é o mais barato da gama, enquanto o dotado da tecnologia REEV, que estende a autonomia para quase 1.000 quilômetros por ciclo de carga, ocupa o topo da linha.

Leia também:

Continua após a publicidade

Vídeo: Chegou a hora do carro elétrico no Brasil?