Publicidade

Tesla já pensa em data para encerrar a produção de carros

Por  | 

Compartilhe:
(Imagem: Divulgação/Tesla)
(Imagem: Divulgação/Tesla)
Tudo sobre Tesla

Elon Musk nunca tratou a Tesla como uma fabricante de automóveis, mas sim como uma big tech, que, na tradução literal, pode ser chamada como “empresa de tecnologia”.

Mesmo assim, em 2023 e 2024 a empresa teve o veículo mais vendido do mundo, o Tesla Model Y, e um crescimento exponencial. Mas no fim do ano passado, Musk viu sua marca passar por uma significativa redução em vendas e faturamento — e isso se manteve em 2025.

Essa refração dificulta os planos de Musk para a marca até 2030, onde o executivo afirmava que teria em torno de 20 milhões de carros produzidos por ano. Isso é mais que Toyota e Volkswagen juntas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No entanto, fabricante deve chegar ao final da década em um cenário completamente diferente, com menos vendas e um fracasso bilionário, também conhecido com Cybertruck.

Com esse cenário, segundo uma publicação da City Magazine, a Tesla parece estar sinalizando o “fim dos seus carros”. Não por completo, é claro, mas de seus produtos para os consumidores finais.

Qual plano da Tesla?

Além dos carros, a empresa também oferece uma gama de outros tipos de tecnologia. Um bom exemplo disso é o Cybercab, um sistema de robotáxi com direção autônoma.

Mas o principal é o software Full Self-Driving (FSD), utilizado em praticamente todos os veículos da fabricante. Ele conta com oito câmeras e um computador que aprende ao longo do uso.

Esse software está ligado diretamente com o supercomputador Dojo, enviando todos os dados de direção dos mais de 2 milhões de veículos da Tesla que estão rodando pelo mundo. Deixando o sistema ainda mais eficiente.

Continua após a publicidade

O plano é oferecer essa tecnologia para outras fabricantes de automóveis, tornando o sistema rentável para a empresa de Elon Musk.

Essa situação pode cobrir facilmente a queda nas vendas, assim como das ações da empresa, que perderam muito valor no primeiro trimestre deste ano.

Em conjunto disso, há outros projetos como a Robovan, que terá como objetivo transportar passageiros em um micro-ônibus de forma autônoma através do FSD. A Tesla também planeja substituir todos os trabalhadores de sua fábrica pelo robô Optimus, diminuindo ainda mais o custo da produção de seus carros.

Sendo assim, com todas essas mudanças, a marca pode chegar a 2030 com lucro maior na venda de tecnologias do que na comercialização de carros, alterando todos os planos da empresa.

Continua após a publicidade

Leita também:

Vídeo: Qual o problema do carro elétrico no Brasil? Preço vs. autonomia vs. realidade

Continua após a publicidade

Fonte: City Magazine

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*