Tesla | Hacker revela que câmeras dos carros monitoram hábitos do motorista

Por Felipe Ribeiro | 05 de Outubro de 2020 às 11h12
Tesla
Tudo sobre

Tesla

Saiba tudo sobre Tesla

Ver mais

Muito se fala sobre as inovações tecnológicas que surgem nos carros da Tesla, sobretudo aquelas que se referem à condução autônoma. Um detalhe, porém, começou a chamar a atenção de alguns analistas e entusiastas, que detectaram uma "ajuda extra" nos veículos da montadora americana. De acordo um hacker especializado em Teslas, a câmera interna dos carros, que inicialmente serviria para os serviços de táxi, pode ajudar a detectar hábitos e problemas de condutores humanos.

Leia também: [Exclusivo] Testamos nova câmera de segurança da 99

Esse hacker, que se chama Green, diz que a câmera da Tesla trabalha de modo a investigar o motorista para detectar comportamentos diferentes ou inadequados, como distração ao dirigir, uso do telefone ou desviar o olhar da estrada. As lentes também podem aferir seu comportamento mesmo se você estiver com óculos de sol, com exceção, claro, a momentos de extrema escuridão.

Não se sabe se a Tesla usará a câmera dessa forma. Ela começou a colocar esses equipamentos nos carros no mês de junho e só para um grupo seleto de voluntários. Além disso, segundo a Tesla, essa câmera só capturava fotos e vídeos antes de eventuais colisões para ajudar no desenvolvimento dos recursos de segurança. Há, no entanto, uma ferramenta de detecção da atenção do motorista, mas que é acionado com um toque ao volante.

Caso seja confirmado, esse recurso nos Tesla seria o mesmo que a GM e a Ford utilizarão em seus futuros carros eletrificados.

Fonte: Engadget

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.