Tesla | Hacker revela que câmeras dos carros monitoram hábitos do motorista
Muito se fala sobre as inovações tecnológicas que surgem nos carros da Tesla, sobretudo aquelas que se referem à condução autônoma. Um detalhe, porém, começou a chamar a atenção de alguns analistas e entusiastas, que detectaram uma "ajuda extra" nos veículos da montadora americana. De acordo um hacker especializado em Teslas, a câmera interna dos carros, que inicialmente serviria para os serviços de táxi, pode ajudar a detectar hábitos e problemas de condutores humanos.
Leia também: [Exclusivo] Testamos nova câmera de segurança da 99
Esse hacker, que se chama Green, diz que a câmera da Tesla trabalha de modo a investigar o motorista para detectar comportamentos diferentes ou inadequados, como distração ao dirigir, uso do telefone ou desviar o olhar da estrada. As lentes também podem aferir seu comportamento mesmo se você estiver com óculos de sol, com exceção, claro, a momentos de extrema escuridão.
In case you were wondering what does the selfie camera in model 3 currently try to detect:
— green (@greentheonly) October 4, 2020
BLINDED
DARK
EYES_CLOSED
EYES_DOWN
EYES_NOMINAL
EYES_UP
HEAD_DOWN
HEAD_TRUNC
LOOKING_LEFT
LOOKING_RIGHT
PHONE_USE
SUNGLASSES_EYES_LIKELY_NOMINAL
SUNGLASSES_LIKELY_EYES_DOWN
Não se sabe se a Tesla usará a câmera dessa forma. Ela começou a colocar esses equipamentos nos carros no mês de junho e só para um grupo seleto de voluntários. Além disso, segundo a Tesla, essa câmera só capturava fotos e vídeos antes de eventuais colisões para ajudar no desenvolvimento dos recursos de segurança. Há, no entanto, uma ferramenta de detecção da atenção do motorista, mas que é acionado com um toque ao volante.
Caso seja confirmado, esse recurso nos Tesla seria o mesmo que a GM e a Ford utilizarão em seus futuros carros eletrificados.
Fonte: Engadget
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.