Tesla adiciona recurso que mantém carro na pista mesmo sem piloto automático
Por Felipe Ribeiro |

A Tesla adicionou dois novos recursos de segurança que garantem que você permaneça na pista, mesmo que não tenha o Autopilot ativado. Em vez de apenas avisar, como o recurso Aviso de Saída da Faixa o faz, os novos programas tomam medidas ativas para garantir que o motorista permaneça na pista.
O primeiro dispositivo, chamado de Lane Departure Avoidance, quando ativado, aplicará uma correção na direção para garantir que o carro permaneça na faixa pretendida. Se o motorista começar a sair de uma pista sem ligar a seta, e se as mãos do motorista não estiverem no volante, o recurso também começará a alertar de que o carro está saindo da pista. Finalmente, se o Traffic Aware Cruise Control estiver em uso e as mãos do motorista não forem "repetidamente" detectadas na roda de direção, o carro diminuirá a velocidade até 25km/h abaixo do limite de velocidade e acenderá as luzes de alerta.
A outra novidade é o Emergency Lane Departure Avoidance, que levará o carro de volta à pista se o sistema detectar que ele está saindo de sua pista e que pode haver uma colisão ou se o veículo estiver perto da beira da estrada. A saída de pista de emergência está ativada por padrão, mas pode ser desativada no menu de controles do piloto automático.
O mais interessante sobre esses novos recursos é que, embora sejam baseados na mesma tecnologia do Autopilot, eles podem funcionar sem o recurso, que, até recentemente, era uma compra opcional.
Os novos recursos serão gradualmente adicionados a todos os carros da Tesla montados após outubro de 2016, começando com o Model 3 e expandindo para outros modelos. A atualização over-the-air é gratuita.
Fonte: Mashable