Táxi sem motorista da Tesla mal estreou e já está na mira das autoridades dos EUA
Por Danielle Cassita |
:quality(85)/1d8bbc63-4dbf-4c6c-a3f3-59b1db8372fa.png)
A Tesla já levou seu Cybercab para as ruas do estado do Texas, nos Estados Unidos. Claro, as 45 unidades do táxi autônomo ainda estão rodando em fase de testes — e, como não tem volante, pedais e nem retrovisores, estreou sob a mira do órgão de segurança viária dos Estados Unidos (NHTSA).
A entidade abriu uma investigação oficial para avaliar a legalidade do táxi sem motorista da Tesla, questionando a ausência de comandos manuais e a falta de uma autorização formal prévia para colocar modelos sem itens tradicionais de controle em circulação.
Embora a legislação local permita que as montadoras certifiquem seus carros por conta própria, é preciso enviar uma solicitação formal no caso de modelos sem comandos humanos. A Tesla não enviou o pedido e, enquanto regulariza a situação, o Cybercab segue rodando.
Como é o Tesla Cybercab
Com capacidade para apenas dois ocupantes e portas no estilo asa de borboleta, o Cybercab é um carro elétrico com jeitão futurista: além do teto alto, o interior do carro é dominado por uma grande tela. O táxi é impulsionado por um motor elétrico de 219 cv e traz bateria de 48 kWh, que entrega autonomia estimada de até 467 quilômetros.
O grande diferencial do projeto está na ausência de uma tomada física para conexão. A bateria do automóvel é recarregada exclusivamente por indução magnética por meio de placas instaladas no solo.
E não pense que a tecnologia vale somente para o Cybercab. No ano passado, os carros da Tesla dirigiram da fábrica ao Porto sem motorista!