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SUVs híbridos Omoda 5 e Omoda 7 chegam em novembro para 'bagunçar' o mercado

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Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

A Omoda & Jaecoo chegou oficialmente ao Brasil em abril de 2025. Até então, a marca oferecia apenas dois carros em nosso mercado: o elétrico Omoda E5 e o híbrido Jaecoo 7.

Mas o planejamento da fabricante chinesa é ampliar esse portfólio no Brasil. Por isso, nesta quarta-feira (11), a marca anunciou a chegada dos novos o Omoda 5 e Omoda 7 durante o Festival Interlagos 2025.

Ambos são SUVs e contam com sistema híbrido, sendo o primeiro um HEV (híbrido pleno) e o segundo um PHEV (híbrido plug-in).

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Seus preços, no entanto, ainda não foram divulgados. Eles foram mostrados oficialmente pela marca, mas começarão a ser vendidos no último trimestre de 2024. A expectiva é que isso aconteça no mês de novembro. 

Como são os novos SUVs da Omoda?

Omoda 5

O Omoda 5 é o mais barato entre os dois modelos. Com porte médio, o SUV tem dimensões semelhantes ao de um Jeep Compass, com 4,40 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,58 m de altura. O entre-eixos é de 2,63 m.

O design segue a linguagem visual da marca, com linhas bem demarcadas, poucos vincos e um estilo de carroceria mais agressivo. Tudo isso fica muito evidente na frente do SUV, com um conjunto óptico em led combinado a um capô arredondado e uma enorme “grade” sem abertura.

A traseira esbanja um caimento cupê, com lanternas esculpidas e interligadas por um friso com o nome da marca escrito por extenso. Há também um spoiler que se estende do teto e duas saídas de escape — que não são reais.

A cabine mantém o padrão de qualidade já visto em outros carros da marca, com um bom acabamento, materiais soft touch, console central com apoio de braço e duas grandes telas — as mesmas dos Tiggo 7 e 8, com 12,3” cada.

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Sob o capô, o destaque fica para o motor elétrico de 204 cv e 31,6 kgfm. Ele trabalha em conjunto de outro 1.5 turbo, que entrega até 143 cv e 21,9 kgfm de torque, que funciona mais como um gerador de energia. A potência combinada não foi divulgada pela marca. Já o consumo médio fica na casa dos 21 km/l.

Omoda 7

O segundo modelo apresentado pela fabricante foi o Omoda 7, outro SUV de médio para grande porte com sistema híbrido plug-in. Suas dimensões são semelhantes ao BYD Song Plus, com destaque para o comprimento (4,62 m) e entre-eixos (2,72 m).

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O SUV é irmão do Jaecoo 7, outro modelo que já está disponível no Brasil. Por isso, ambos carros compartilham tecnologias e equipamentos, além da motorização, é claro. Porém, o Omoda 7 se destaca por ter um espaço interno maior.

Falando sobre motorização, sob o capô temos um motor 1.5 turbo e outro propulsor elétrico. Combinados, eles geram 339 cv de potência 52 kgfm de torque — assim como o J7.

Uma bateria de 18,4 kWh de capacidade é responsável por fornecer energia a este sistema. No modo totalmente elétrico, o Omoda 7 pode rodar até 95 km. Já a autonomia combinada ultrapassa facilmente os 1.000 km. Em nosso teste, por exemplo, o SUV foi capaz de rodar mais de 1.450 km sem carregar ou reabastecer. 

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Visualmente, o Omoda 7 traz visual característico da marca, com faróis full led e afilados, para-choque parcialmente pintado com entrada de ar, rodas grande e esculpidas e lanternas traseiras interligadas.

Por dentro, o acabamento é semelhante ao do Omoda 5, mas vale destaque para a central multimídia de 15,6”, que pode “correr” pelo painel com apenas uma “passada” de dedos sobre a tela.

Futuros lançamentos

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Além dos dois novos SUVs, a fabricante chinesa confirmou que os modelos Jaecoo 5 e o Jaecoo 8 virão ao mercado brasileiro. Porém, ainda não há uma data para isso acontecer.

É provável que os novos modelos cheguem no próximo ano, já que o objetivo da marca é se consolidar no Brasil com um grande volume de vendas e uma variada gama de produtos.

A expectativa da marca é vender cerca de 30 mil unidades por ano no Brasil, para bater de frente com as duas chinesas líderes de mercado BYD e GWM. 

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