Sistema de prevenção de acidentes em veículos está salvando vidas, diz pesquisa

Por Natalie Rosa | 28 de Junho de 2019 às 08h47
Reprodução

Carros autônomos foram criados com o intuito de reduzir acidentes de trânsito, excluindo erros humanos. No entanto, para especialistas, uma autonomia completa, permitindo que o veículo se movimente sem a supervisão humana, ainda está muito longe de acontecer.

Em meio a esse desafio, os sistemas de direção atuais estão recebendo uma tecnologia que deve ser crucial para a prevenção de acidentes em um futuro próximo, aponta pesquisa da Consumer Reports.

O estudo foi feito sobre o ADAS, sigla em inglês para Sistemas Avançados de Assistência de Direção, que conta com recursos que podem alertar motoristas sobre veículos ou pedestres presentes ao seu redor, evitando que o carro saia da pista ou ainda utilizando os freios para reduzir o impacto de uma possível colisão, senão evitá-la por completo.

Sistema emite alertas ao motorista em sinal de perigo no trânsito (Imagem: Reprodução/Consumer Reports)

Na pesquisa, realizada com 72 mil veículos, 57% dos motoristas disseram que pelo menos um recurso do ADAS impediu acidentes com seus carros. 52% dos entrevistados contaram que avisos que ativam os freios automaticamente para evitar colisões já foram úteis, e 47% afirmaram o mesmo sobre avisos de colisão ou ativação do freio de emergência.

Neste mês, outro estudo divulgado por instituições norte-americanas já havia revelado que os recursos ADAS se tornam entre 25% a 50% menos propensos a estarem envolvidos com acidentes.

O relatório completo da pesquisa pode ser conferido no site da Consumer Reports.

Fonte: Business Insider

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.