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"Sem emoção": chairman da Toyota diz não acreditar em esportivos elétricos

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Divulgação/ Toyota
Divulgação/ Toyota

Recentemente, a Toyota tem desenvolvido diversos carros voltados para desempenho “acessíveis”, como o GR Corolla e o GR Yaris, que deve ser lançado no mercado brasileiro ainda este ano. 

E o grande “culpado” disso é o ex-CEO e atual presidente do conselho, Akio Toyoda. Seu papel tem sido crucial para o desenvolvimento destes carros e, segundo ele, enquanto estiver à frente da marca, continuará defendendo carros esportivos. 

Porém, diferente de outras montadoras, a Toyota resolveu não entrar na disputa de categorias esportivas com carros totalmente elétricos. 

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“Sempre haverá pessoas dentro da Toyota apaixonadas pelo desenvolvimento de carros esportivos elétricos”, disse Toyoda em entrevista ao portal Automotive News. “Mas, para mim, como piloto profissional, minha definição de carro esportivo é algo com cheiro de gasolina e um motor barulhento”. 

Além do gosto pessoal, Akio cita o custo como outro fator impeditivo para o desenvolvimento de carros elétricos de desempenho dentro da Toyota. 

“A Toyota é uma marca de produção em massa, então também precisamos pensar em acessibilidade, mesmo com veículos elétricos a bateria. Quando a marca tiver capacidade de oferecer veículos elétricos acessíveis, talvez seja o momento em que eu, como piloto profissional, apresentarei um esportivo a bateria”, disse ele.

Carros elétricos de corrida apresentam a mesma limitação que os veículos elétricos feitos para rua: autonomia. Não é possível abastecê-los com rapidez, limitando o desempenho do carro. Em competições, isso é um grande empecilho. 

"Não é emocionante. Porque você não vai conseguir dar uma volta no circuito por mais de uma hora", disse ele. "O tipo de corrida em que participo é principalmente de resistência, então, com os atuais veículos elétricos a bateria, não vai ser uma corrida de carros. É uma corrida de tempo de recarga, troca de bateria ou algo assim.”

Em contrapartida, Toyoda acredita que a marca deve manter o desenvolvimento de carros híbridos e elétricos, que ajudem na redução das emissões de carbono. Mas, quando o assunto é alto desempenho, ele prefere manter as coisas como estão. 

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