Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Scania apresenta caminhão autônomo sem cabine para trabalhos pesados

Por| 26 de Setembro de 2019 às 10h40

Link copiado!

scania
scania

A Scania mostrou nesta terça-feira (24) o AXL, seu novo caminhão autônomo e sem cabine projetado para operar em minas e construções. O veículo foi montado especialmente para funcionar com trabalho pesado em ambientes de circulação controlada com menores riscos de acidente.

A empresa publicou um vídeo demonstrando o gigante em ação. A partir de uma sala especial, um único funcionário é capaz de "dirigir" até três desses monstros ao mesmo tempo:

De acordo com a companhia, o AXL usa combustível renovável — embora não haja detalhes sobre quais — e a atualização de sistemas de logística inteligentes podem otimizar sua aplicação. A estreia acontece ao vivo no dia 2 de outubro, em Södertälje, na Suécia.

Continua após a publicidade

Vale destacar que o setor de utilitários autônomos está aquecido e deve ficar ainda mais com a chegada do 5G e do aprimoramento da Internet das Coisas — especialmente na Indústria 4.0. Tesla, Waymo, TuSimple, Starsky Robotic e Otto são apenas alguns dos fortes competidores nessa seara. A Volvo, concorrente direta da Scania, já conta com um modelo sem cabine para transportar contêineres.

Fonte: Scania