Publicidade

"Rolê dos sem topete": encontro de carros ilegais causa confusão em SP

Por  | 

Compartilhe:
Freepik/CC
Freepik/CC

Quem precisou pegar a Rodovia dos Bandeirantes, uma das principais vias de acesso entre a capital paulista e o interior, no último domingo (9), provavelmente imaginou ter entrado, sem querer, em uma regravação de cena da série The Walking Dead, tamanho o número de carros “deformados” rodando pela região.

O evento, ao contrário do que possa parecer, porém, foi devidamente organizado, e ganhou até um apelido diferente: rolê dos sem topete. Essa é a gíria utilizada para carros conversíveis improvisados; ou seja, aqueles que não vêm com essa característica de fábrica.

No rolê dos sem topete, porém, tirar a capota (ou outro acessório) do carro parece ser mandatório. Imagens nas redes sociais mostram carros antigos, em estado precário, sem capota — que foram cortadas para “transformá-los” em conversíveis —, sem para-brisa e até sem portas. Cinto de segurança, então, era artigo de luxo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em entrevista ao Uol, Márcio Duarte, um dos participantes da “brincadeira” que reuniu mais de 150 carros, admitiu que todos sabiam das possíveis consequências. “Foi um rolê meio para perder o carro, né? Todos sabiam que ia dar m%$d@”.

Múltiplas infrações e confusão com a PM

Especialista em trânsito, o conselheiro do Cetran-SP, Marco Fabrício Vieira, também conversou com o Uol e afirmou que, apenas pelas imagens das redes sociais foi possível observar múltiplas infrações cometidas pelos participantes do “rolê dos sem topete”.

Entre as atitudes que rendem multa estão a falta de placas de identificação dos veículos, desobediência às autoridades e, claro, ausência de equipamento obrigatório, como portas ou para-brisas, faróis, cinto de segurança, etc.

A desobediência às autoridades, aliás, também foi devidamente registrada pelos participantes, que se recusaram a acatar as ordens de parada da Polícia Militar e só foram para o acostamento quando um PM teria feito ameaças de atirar contra o grupo.

O resultado final do “rolê” ninguém sabe até o momento, mas, pelo que foi noticiado, pelo menos ninguém foi preso.

Continua após a publicidade

Leia também:

Vídeo: veja como evitar multas nos pedágios sem cancela

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*