Publicidade

Renault Boreal: como será o novo SUV médio francês?

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Renault
Divulgação/Renault

O Renault Boreal será o segundo carro a ser lançado nessa nova era da fabricante francesa, com produtos mais sofisticados e alinhados com os modelos vendidos na Europa. Agora, já sabemos também a sua data de estreia: dia 10 de julho

O Boreal chegará com a difícil missão de competir no acirrado segmento de SUVs médios. Seus principais concorrentes serão Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos, Jeep Compass, BYD Song Plus, dentre outros. 

A produção do carro será nacional, mais especificamente na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR), junto com modelos como Kwid, Kardian, Duster, Oroch e a van utilitária Master.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como é o novo Renault Boreal

Montado sob a plataforma RGMP (a mesma do Kardian), o Boreal surge com inspirações do Dacia Bigster, outro SUV produzido pela submarca de entrada da Renault. 

Mas, ao contrário do que era feito em outros modelos da marca baseados em carros da Dacia, o Renault Boreal terá uma identidade própria, bem como equipamentos de maior refino. Ele também algumas inspirações advindas da picape conceito Niagara, principalmente no conjunto óptico frontal. 

Até o momento, a Renault não divulgou nenhuma imagem oficial do SUV. Apenas um teaser mostrando a tampa traseira com o nome “Boreal” estampado.

No entanto, com os diversos testes realizados pela marca em solo brasileiro e internacional, há uma vasta coleção de flagras do modelo, mas sempre camuflado. Com as imagens do veículo em teste, foram geradas algumas previsões para o design do SUV, como, por exemplo, esta do Instagram Canal Carros:

Como pode ser observado, há uma grande expectativa para um visual mais sofisticado e elegante. O Boreal estará muito próximo dos carros vendidos pela Renault na Europa — pelo menos visualmente. 

Continua após a publicidade

Acabamento e lista de equipamentos

Por dentro, também devemos esperar equipamentos e materiais refinados, com acabamento superior ao Kardian e mais próximo de modelos como o Megane E-Tech. 

O SUV será o Renault mais sofisticado já fabricado no Brasil, com uma gama de equipamentos composta por: ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar panorâmico, e conjunto ADAS completo, composto por piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência e mais. O conjunto de telas deve ser o mesmo do Megane. 

Continua após a publicidade

Motor do Duster e futura versão híbrida

Como apurou o portal Autos Segredos, o Renault Boreal chegará ao Brasil com o mesmo motor 1.3 TCe flex do Duster. Ele é produzido nacionalmente pela Horse, e entrega 163 cv e 25,5 kgfm. Isso no etanol, na gasolina a potência é de 156 cv. O torque é sempre o mesmo. O câmbio será automatizado de dupla embreagem DCT com seis marchas. O mesmo utilizado pela Kardian. 

Inicialmente, a Renault oferecerá apenas versões a combustão do modelo. Mas mais para frente uma variante com sistema híbrido leve (MHEV) de 48 V deve surgir. 

Em pouco mais de um mês teremos todas as respostas para as nossas perguntas sobre o novo Renault Boreal. Portanto, fique ligado no site e nas redes sociais do Canaltech. 

Continua após a publicidade

Leia também:

Vídeo: Robôs, carros elétricos e pagamento com as mãos: tecnologias da China (com a Cymye!)