Publicidade

Ram abandona projeto de picape elétrica para focar apenas em tecnologia híbrida

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/RAM
Divulgação/RAM

Apesar de ser um segmento tradicionalmente conservador, as picapes também entraram no universo da eletrificação. Modelos como Chevrolet Silverado e Ford F-150 Lightning já estão no mercado há alguns anos, mas não acumulam vendas significativas como as versões a combustão.

A Ram também planejava disputar esse espaço e apresentou, em 2023, no Salão de Nova York, a 1500 REV. Porém, a marca anunciou recentemente que abandonou o projeto original.

Em comunicado, ela informou que a ideia de uma picape totalmente elétrica foi descartada, mas que ainda haverá uma Ram 1500 REV — agora equipada com sistema híbrido com extensor de autonomia, substituindo a antiga proposta da Ram Ramcharger.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
“Com a queda na demanda por caminhões elétricos a bateria de grande porte na América do Norte, a Stellantis está reavaliando sua estratégia de produtos e descontinuará o desenvolvimento de uma picape movida puramente a bateria”, afirmou a marca.

Como será a nova Ram 1500 REV

Após essa mudança de estratégia, ainda não há muitas informações sobre a versão definitiva da picape. As imagens divulgadas até agora correspondem ao projeto descontinuado.

Originalmente, o plano era lançar um modelo 100% elétrico, com 654 cv de potência e 84 kgfm de torque. O conceito Ram Ramcharger, porém, não fica distante desses números.

A configuração híbrida com extensor de autonomia combina um motor a combustão, que atua como gerador de energia, a um propulsor elétrico. O conjunto deve entregar 656 cv e 82,6 kgfm — caso nada mude após a adoção do nome 1500 REV.

Segundo a fabricante, o desempenho já foi medido: 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e autonomia declarada de 1.110 km.

Continua após a publicidade

Próximos passos

A estreia oficial da picape estava prevista para o ano passado, mas a marca adiou para 2026. Resta aguardar quais serão os próximos passos da Ram, já que o projeto ainda pode passar por novas alterações.

Leia também:

Continua após a publicidade

Vídeo: Robôs, carros elétricos e pagamento com as mãos: tecnologias da China

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*