Quem dirige melhor: geração Z ou millennials? Estudo mostra
Por Danielle Cassita |

Os motoristas da chamada Geração Z são considerados aqueles que mais assumem riscos e têm atitudes imprudentes ao volante. É o que mostrou o levantamento do site britânico Scrap Car, que entrevistou motoristas de 18 países.
- Levantamento revela qual é o maior “vilão” do trânsito brasileiro
- O que o trânsito causa na saúde mental dos motoristas? Ciência te mostra
Segundo os resultados, 77% dos entrevistados concordam que os motoristas com menos de 25 anos são mais despreocupados enquanto dirigem, ou seja, são confiantes demais, o que aumenta o risco de acidentes.
O alto grau de desconfiança foi observado em todos os países participantes do estudo, mas apresentou variações: na Austrália, por exemplo, 90% dos entrevistados classificaram a geração como a que mais se arrisca. Na sequência, vêm o Reino Unido, Estados Unidos e Nova Zelândia.
Risco no trânsito e a idade
A pesquisa demonstrou também que a percepção de risco no trânsito varia entre as idades — tanto que os motoristas na faixa etária dos millennials foram considerados os melhores. O motivo? Segundo os entrevistados, esta geração alcançou o equilíbrio ideal entre experiência, responsabilidade e agilidade no trânsito.
Por outro lado, os motoristas com 60 anos ou mais são vistos como mais cautelosos, mas também são fruto de receio. Os entrevistados expressaram preocupações em relação à agilidade e tempo de reação deles em casos de emergência, tanto que apenas 18% dos participantes disseram se sentir confortáveis quando são conduzidos por alguém com 80 anos ou mais.
Leia também:
- Estudo revela qual hábito ao volante é mais perigoso que excesso de velocidade
- Atitude simpática no trânsito pode render multa; entenda
Vídeo: Seu celular é smart, e seu carro? Conheça o BYD Dolphin Mini!