Qual gasta mais: carro elétrico ou a combustão? Fizemos as contas
Por Paulo Amaral |

Uma das muitas intermináveis discussões entre quem defende carro elétrico e os apaixonados por veículos a combustão é sobre qual gasta mais "combustível". Para colocar um ponto final na conversa, o CT Auto entrou no circuito. Fizemos as contas e vamos passar isso a limpo agora.
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Para terminar de vez com o assunto, vamos explicar como calcular o consumo equivalente de combustível entre os dois tipos de veículo e, enfim, mostrar qual gasta mais entre o carro elétrico e o a combustão.
A única maneira de solucionarmos a questão é fazer uso da matemática. Vale pontuar, porém, que as contas serão bem mais complicadas do que as que estamos acostumados a fazer quando enchemos o tanque com gasolina, etanol ou diesel.
Para o comparativo ser justo, é necessário usar um modelo de carro que “ande pelos dois mundos”. No Brasil, um dos modelos com essa característica é o Peugeot 208, que também é vendido na versão elétrica, como e-208 GT. Preparados? Então vamos descobrir qual gasta mais: carro elétrico ou a combustão?
Como calcular o consumo no carro a combustão?
O primeiro passo para fazer as contas e descobrir qual gasta mais entre o carro elétrico e a combustão é definir o consumo médio. Em um carro que utiliza gasolina ou etanol, o método é simples e praticamente todo mundo o conhece.
Para chegar ao número correto, basta dividir o número de quilômetros percorridos pela quantidade de litros adicionada ao tanque. No caso do Peugeot 208, carro que escolhemos para esse comparativo, a conta de quanto custa o km rodado, com gasolina no tanque, utiliza os seguintes dados:
- Preço da gasolina: R$ 6,15
- Capacidade do tanque: 47 litros
- Média de consumo do carro: 14,5 km/l
- Autonomia total: 681,5 km
Com esses dados, a matemática é bastante simples: basta multiplicar a capacidade do tanque pelo preço do litro da gasolina e, assim, descobrir o valor gasto para obter um tanque cheio. No caso, esse valor é de R$ 289,05.
Agora, para descobrir o valor do km rodado com um carro a combustão, basta dividir o total gasto em reais pela autonomia total do veículo, no caso, o Peugeot 208 Style 1.0 Turbo. Assim, o custo por km rodado a combustão é de R$ 0,42.
Como calcular o consumo no carro elétrico?
Para descobrir se o Peugeot e-208 GT, versão elétrica do compacto da marca francesa, gasta mais oú menos que a variante a combustão, a conta é similar. Ela envolve o preço da tarifa média do kWh (quilowatt hora) cobrado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a capacidade da bateria, a autonomia declarada pelo fabricante e o valor da recarga.
- Preço do kWh: R$ 0,74
- Capacidade da bateria: 50 kWh
- Autonomia declarada: 220 km
- Valor da recarga: R$ 37,00
Diante desses dados, o custo por km rodado do carro elétrico ficou em R$ 0,16, quase três vezes menor que do mesmo modelo com motor a combustão, quando abastecido com gasolina.
Então ficou claro agora que fizemos as contas. Está provado que quem gasta mais entre um carro elétrico e um a combustão de modelos equivalentes é o que utiliza gasolina no tanque. Além de gastar menos, não custa lembrar que o carro 100% elétrico é zero emissor de poluentes, ponto cada vez mais importante para reduzir o impacto do setor automotivo no aquecimento global.
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