Publicidade

Qual a ligação entre o Honda Prelude e Ayrton Senna?

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Honda
Divulgação/Honda

O Honda Prelude foi a grande surpresa da montadora japonesa no Salão do Automóvel 2025, realizado em São Paulo. O cupê esportivo híbrido recém-lançado internacionalmente chega ao Brasil em 2026 e gerou comoção não apenas por seu retorno ao mercado, mas por resgatar a conexão histórica que o Prelude tem com o país e, em especial, com Ayrton Senna, tricampeão mundial de Fórmula 1.

A apresentação foi uma surpresa, já que a expectativa da coletiva da Honda estava centrada no lançamento do novo WR-V. De fato, o SUV foi ao palco do Teatro Celso Furtado, mas aquele que emocionou o público foi outro. 

Na literatura e na música, o prelúdio é a introdução à peça em questão. Como seu nome indica, o Prelude nasceu como uma nova fase na história da Honda, que havia deixado de ser uma fabricante focada em carros compactos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A lenda do "Honda do Senna"

O novo cupê Prelude chega ao mercado com o mesmo conjunto híbrido da geração atual do Honda Civic. Este sistema combina um motor 2.0 a combustão com uma unidade elétrica dedicada a fornecer torque diretamente às rodas e outra funcionando como gerador para a bateria. O conjunto entrega potência combinada de 204 cv e torque de 32,1 kgfm, garantindo dirigibilidade esportiva e eficiente.  

Já a comoção com o Prelude é amplificada pela sua história no Brasil. No lançamento da quarta geração do modelo, em 1991, Senna era a figura máxima da Fórmula 1 e piloto da McLaren, que utilizava motores Honda. Adorado no Japão, o tricampeão brasileiro foi escalado pela montadora para estrelar sua campanha de marketing — e, como você deve ter imaginado, não demorou até o carro ficar popularmente conhecido como o “Honda do Senna”.

E não pense que o Prelude voltou ao Brasil no “precinho”. O valor do modelo deve ser definido somente mais perto do seu lançamento, mas é provável que não seja menos que R$ 400 mil.

Leia também:

Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?

Continua após a publicidade

Fonte: AutoPapo