Próxima geração do Fiat Fastback é vista em testes na Europa; veja o que sabemos
Por Lucas Parente |

Em 2024, a Fiat apresentou a futura geração do Fastback, ainda em forma de conceito, junto ao lançamento do Grande Panda, que chegará ao Brasil em breve.
- "Novo Uno" e mais 4 carros: Fiat prepara 5 lançamentos até 2030
- Novo programa de assinatura da Fiat tem carros por menos de R$ 2 mil; confira
O SUV cupê, no entanto, até o momento não teve nenhuma confirmação oficial por parte da marca, mas a expectativa é que seu lançamento aconteça apenas em 2027. Por isso, a Fiat segue testando o modelo — e, dessa vez, ele foi flagrado na Europa pelo portal Motor.es.
Mesmo repleto de disfarces para esconder o visual, o novo Fastback parece adotar alguns elementos de design já vistos no Citroën Basalt, seu “primo” dentro do Grupo Stellantis.
As semelhanças são mais evidentes nos traços quadrados da carroceria, especialmente na dianteira. A plataforma também será a mesma, a Smart Car, já utilizada em modelos como C3, Aircross, 208 e 2008.
Apesar das semelhanças, os futuros lançamentos da Fiat devem seguir a nova linguagem de design inaugurada pelo Grande Panda, responsável por abrir uma sequência de lançamentos globais da marca nos próximos cinco anos.
Motorização
Assim como o hatch de entrada, é provável que a próxima geração do Fastback ofereça uma gama mais ampla de versões, incluindo opções a combustão, híbridas e elétricas.
Atualmente, o SUV é vendido no Brasil com motor 1.0 turbo, 1.0 turbo com sistema híbrido leve (MHEV) e na versão esportiva Abarth, equipada com motor 1.3 turbo de 185 cv.
Nos próximos meses, a Fiat deve divulgar mais informações sobre a estreia do Fastback e outros modelos que já estão confirmados para o Brasil.
Leia também:
- Fiat e Toyota derrubam preços de carros híbridos e mais; confira
- Fiat joga preços do Argo no chão e hatch sai por valor de carro popular