Proposta do governo pode mudar uma das etapas mais caras para tirar a CNH
Por Danielle Cassita |

O Governo Federal estuda mudar o curso teórico para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), uma das etapas mais caras do processo. A proposta, que está em consulta pública, propõe que o curso teórico obrigatório seja feito gratuitamente nas Escolas Públicas de Trânsito (EPTs) ou em uma plataforma digital do Senatran. Também há a possibilidade de que alunos do Ensino Médio façam as aulas.
- Nissan derruba preços do Sentra Advance — mas há um porém
- BYD derruba preços e esportivo elétrico sai a preço de Civic
As EPTs foram criadas há mais de uma década para ajudar a promover a educação e a cidadania no trânsito. Para isso, as instituições atuam em campanhas de conscientização e ações educativas e, se a proposta for aprovada, vão passar a fazer para do processo de formação de condutores.
Neste caso, as escolas passariam a ministrar — gratuitamente, vale lembrar — o curso teórico necessário para a CNH. Outra possibilidade é que o Senatran disponibilize online o curso teórico.
Educação para o trânsito desde o Ensino Médio
A proposta inclui também o Programa de Educação para o Trânsito nas Escolas. Como o nome indica, o programa vai permitir que os alunos do Ensino Médio possam iniciar esta parte do processo de habilitação na rede pública.
Se esta frente for aprovada, as aulas seriam atividades extracurriculares. Para integrar o conteúdo à grade, é necessário que as escolas interessadas se credenciem nos Detrans.
Leia também:
- Volkswagen surpreende com Tera 2026 e derruba preços do SUV "herdeiro do Gol"
- BYD derruba preço de carros híbridos, mas com uma "pegadinha"
Vídeo: CARREGADOR ULTRA RÁPIDO BYD | SALÃO DO AUTOMÓVEL XANGAI |
Fonte: Uol