Publicidade

Produção do Chevrolet Spark EUV no Brasil tem data para começar

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Chevrolet
Divulgação/Chevrolet

O Spark EUV, jipinho 100% elétrico que a Chevrolet lançou recentemente no Brasil, já começou a conquistar seu espaço no mercado e, no último mês, alcançou a quarta posição no ranking dos mais vendidos do país.

Atualmente importado da China, o compacto tem tudo para seguir crescendo e, em breve, brigar por um lugar no pódio com os modelos da BYD, hoje intocáveis nas três primeiras posições. O motivo? O início da nacionalização da produção.

Segundo apuração do Inside EVs, a GM, embora não tenha feito o anúncio oficial, já definiu a data em que irá começar a fabricar o Chevrolet Spark EUV no Brasil, e ela está bem próxima: 3 de dezembro.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A ideia da marca em acelerar a nacionalização do jipinho elétrico é reduzir o custo com tarifas e demais logísticas para ampliar a oferta no mercado e, quem sabe, tornar o preço atual, de R$ 159.990,00, ainda mais competitivo no futuro.

Onde o Spark EUV será produzido?

O local escolhido para a nacionalização da produção do Chevrolet Spark EUV a partir da próxima quarta-feira (3/12) não é segredo e já foi definido há algum tempo: ele será montado nas instalações da PACE, a Planta Automotiva do Ceará, que fica em Horizonte (CE), na antiga fábrica da Troller.

A escolha pelo local causou certa estranheza, mas se deve, em partes, à reforma tributária executada em 2023, que manteve até 2032 incentivos fiscais para montadoras nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Como o Spark é importado da China atualmente, o programa viabiliza sua produção em solo nacional.

A meta da GM é produzir cerca de 400 unidades por mês; futuramente, o polo deve produzir 30 mil unidades por ano. O processo deve acontecer no chamado regime SKD, ou seja, o veículo vai ser importado da China parcialmente montado. Depois, a finalização acontece nas instalações em Horizonte.

A nacionalização do Spark EUV também foi motivada pelos movimentos de duas rivais chinesas, BYD e GWM, que recentemente iniciaram a produção de seus modelos mais vendidos em solo nacional, respectivamente em Camaçari (BA) e Iracemápolis (SP).

Continua após a publicidade

Leia também:

Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?

Continua após a publicidade


 

Fonte: Inside EVs