Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Preview MINI Cooper S 2025 | Hot hatch com jeitão de kart fica ainda melhor

Por| 09 de Julho de 2024 às 10h00

Link copiado!

Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech
Tudo sobre BMW

Quem já dirigiu um MINI Cooper S, versão esportiva do hatch da marca britânica pertencente ao BMW Group, sabe que o carro tem na dirigibilidade seu ponto forte. E o que era bom, ficou ainda melhor na recém-lançada linha 2025.

A reportagem do Canaltech teve a oportunidade de testar a nova versão em Campos de Jordão, logo após o evento de lançamento, que também mostrou, pela primeira vez, o MINI Countryman SE ALL4 com motorização 100% elétrica e as novas BMW X2 e iX2.

O primeiro contato ao volante do MINI Cooper S 2025 foi breve, mas intenso. Aceleramos o "hot hatch" em trechos sinuosos da Serra da Mantiqueira, e comprovamos que não é exagero comparar a dirigibilidade do carro britânico com um kart, monoposto que tem um comportamento bastante bem característico.

Continua após a publicidade

Confira, a seguir, as primeiras impressões que tivemos ao dirigir o MINI Cooper 2025 e entenda o porquê o hot hatch com jeitão de kart ficou ainda melhor.

MINI Cooper 2025 S é "todo novo", segundo executivos

Antes de descrever a experiência na direção do MINI Cooper S 2025, é preciso explicar o que mudou em termos de mecânica para tornar a nova versão do carro tão melhor do que a anterior. E, para isso, conversamos com Emílio Paganoni, Gerente-sênior e treinamento no BMW Group Brasil.

Segundo o executivo, as mudanças não foram poucas: "É um carro totalmente novo em todos os sentidos. Estrutura, suspensão, fixação diferenciada da suspensão traseira. O motor é da família B40, mas recebeu uma visita na parte eletrônica e dinâmica para aprimorar a qualidade e a performance".

Essa 'visita' na parte eletrônica do motor, aliás, é o grande "x"  da questão no que diz respeito ao comportamento do carro na pista. Paganoni explicou que a BMW não alterou nada nas dimensões do carro, pois "em ícone não se mexe", mas que outros pontos foram devidamente recalibrados para, segundo o executivo, "voltar aos primórdios da MINI".

A chamada "volta aos primórdios" da MINI ficou evidente no comportamento do carro, como descreveremos a seguir, em nossas primeiras impressões ao volante do "nervoso" modelo que acabou de chegar ao país.

Continua após a publicidade

Como anda o MINI Cooper S 2025

O MINI Cooper S 2025 tem sob o capô o bom e velho motor 2.0 turbo de 204 cavalos de potência e 30,4 kgf/m de torque, que tem força para empurrar o hatch de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e atingir máximas de 240 km/h. A transmissão do conjunto é sempre a automática de 7 velocidades e dupla embreagem banhada a óleo.

E o tal comportamento de kart que citamos no título? Calma, que estamos chegando lá. O MINI Cooper conta com uma opção de condução batizada pela marca como "Go kart".

Continua após a publicidade

O nome é extremamente fiel, já que, quando ela é selecionada, desliga e 90% do DSC (Controle Dinâmico de Estabilidade) e, com apenas 10% mantidos, por segurança, torna a tocada muito próxima a que pode ser experimentada nos divertidos carrinhos monopostos que conhecemos nos kartódromos.

O MINI Cooper 2025 S, com a função Go Kart ativada, aponta na curva no momento certo e "gruda" no solo, independentemente de quão fechado é o ângulo dela. Uma emoção que foi o ponto alto de toda a experiência do evento da BMW.

O "tira-gosto" nas sinuosas curvas das estrada de Campos de Jordão e região serviram para mostrar que o MINI Cooper tem tudo para agradar em cheio quem procura por um carro cheio de tecnologia, mas com uma tocada "raiz" quando o condutor assim desejar - sem abrir mão da segurança.

Continua após a publicidade

MINI Cooper S 2025: Versões e preços

O novo MINI Cooper S 2025 chega ao Brasil em duas versões e três opções de acabamento interno. Confira:

  • MINI Cooper S 2025 Exclusive: R$ 239.990
  • MINI Cooper S 2025 Top: R$ 269.990