Publicidade

Porsche apresenta o Taycan, seu primeiro carro 100% elétrico e com 760 cv

Por| 04 de Setembro de 2019 às 18h35

Link copiado!

Porsche
Porsche

A Porsche apresentou nesta quarta-feira (4) o primeiro carro 100% elétrico de sua história. Batizado de Taycan, o veículo é um superesportivo que vem com dois motores elétricos, que geram até 760 CV, e autonomia de até 450 quilômetros com uma única carga.

Ao todo, foram apresentadas duas versões distintas do Taycan: a Turbo e a Turbo S. A primeira delas, neste primeiro momento, é uma espécie de versão de entrada. Suas características incluem 680 cv de potência, 86,6 kgfm de torque e aceleração de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos. Por ser mais "econômico", este modelo tem alcance de 450 quilômetros por carga. A edição Turbo S, por sua vez, possui 760 cv de potência e incríveis 107,1 kgfm de torque, o que torna o modelo altamente responsivo e capaz de atingir de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos. Por ser mais potente, esta variante tem autonomia de 412 quilômetros.

Em comum, as duas versões do Taycan apresentadas pela Porsche têm tração integral, alcançam velocidade máxima de 260 km/h e vêm com duas baterias de íons de lítio instaladas sob o assoalho. Juntas, elas têm capacidade de 93,4 kWh e levam apenas 5 minutos para oferecerem 100 km de autonomia graças ao sistema de carregamento 800V — inédito em carros elétricos, diga-se de passagem. Numa tomada comum, a estimativa da montadora é de que o carregamento completo leve de seis a oito horas.

Continua após a publicidade

Ainda falando em desempenho, o Taycan contará com quatro modos de direção distintos (Eco, Sport, Sport Plus e Range) e um sistema de suspensão "emprestado" do Panamera, incluindo seu esquema de configuração pneumática de três câmaras e quatro níveis de rigidez. Ao ultrapassar a barreira dos 100 km/h, o sistema de gerenciamento eletrônico da suspensão rebaixa o carro automaticamente em 12 mm; se ele estiver com os modos Eco, Sport ou Sport Plus ativados, o rebaixamento é ainda maior: 20 mm.

Ao que tudo indica, a proposta do Taycan é bater de frente com o Model S, da Tesla. Por isso, a Porsche apostou mais suas fichas em recursos tecnológicos do que em aspectos visuais para chamar a atenção do consumidor. Prova disso é que o veículo não apresenta nenhuma revolução em termos de design, seguindo as linhas adotadas pela fabricante com o Panamera. Por dentro, porém, a coisa muda de figura.

Ao todo, são três telas à disposição do motorista. O primeiro deles é painel de instrumentos, que tem impressionantes 16,8 polegadas, enquanto a central multimídia vem em um display de 10,9 polegadas. Abaixo, há um painel auxiliar onde o condutor poderá conferir o nível de bateria do Taycan, quantos quilômetros ainda pode rodar e outras informações desse tipo. Opcionalmente, o comprador poderá incluir uma quarta tela, esta voltada exclusivamente para o passageiro dianteiro.

Continua após a publicidade

A Porsche confirmou que a pré-venda do Taycan no Brasil começará no primeiro semestre de 2020, com as primeiras entregas acontecendo a partir da segunda metade do ano. A montadora não revelou os preços que serão praticados por aqui, limitando-se a dizer que eles ficarão entre o que é cobrado pelo Cayenne e o Panamera — ou seja, R$ 423 mil e R$ 559 mil. Nos EUA, o Porsche Taycan Turbo custará US$ 150.900, enquanto o Taycan Turbo S sairá por US$ 185 mil.

Com informações: The Verge, Auto Esporte