Publicidade

Placa padrão Mercosul será obrigatória no Brasil em 2026?

Por  | 

Compartilhe:
Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech

A placa padrão Mercosul ainda gera dúvidas na cabeça de muitas pessoas e, neste fim de ano, a principal delas é bem simples: será obrigatório trocar a placa antiga (cinza) pela nova em 2026?

Se você também tem essa dúvida e quer entender melhor prazos, custos e obrigatoriedades para regularizar seus veículos, fique ligado, pois o CT Auto vai explicar direitinho o que você precisa fazer para não tomar multas.

Antes, porém, vamos relembrar um pouco a história da placa padrão Mercosul no Brasil. Adotada em 2018 e obrigatória para veículos novos desde 2020, o sistema de identificação tem passado por atualizações e reforços nas regras que afetam quem ainda usa o modelo antigo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Entenda, a seguir, se a placa padrão Mercosul será ou não obrigatória no Brasil em 2026.

Preciso trocar a placa cinza pela padrão Mercosul?

Uma das grandes dúvidas é se a placa Mercosul será obrigatória para todos em 2026. A resposta mais correta é que, embora ela continue sendo padrão nacional, nem todos os veículos precisarão trocar imediatamente a placa antiga.

A placa cinza ainda é válida em todo o país, desde que esteja em boas condições e a documentação esteja regularizada. Só haverá exigência do novo modelo em situações específicas, como transferência de propriedade, mudança de município ou estado, e reposição por dano ou furto.

Há prazo para trocar a placa cinza pela Mercosul?

De acordo com o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), não há um prazo estabelecido como final para a troca da placa cinza dos carros e demais veículos pela nova, padrão Mercosul.

As regras de obrigatoriedade, como dissemos, seguem as mesmas, válidas apenas para emplacamento de veículos 0km ou, então, nas condições específicas que listamos logo acima.

Continua após a publicidade

Quanto custa a troca da placa cinza pela padrão Mercosul?

Os valores para troca da identificação veicular antiga pela padrão Mercosul variam de acordo com o estado e o tipo de veículo. Há tabelas de referência que indicam preços médios de cerca de R$ 138 a R$ 225 para a fabricação da placa Mercosul em carros, e valores menores para motos.

Além do custo da placa em si, normalmente há também a obrigatoriedade de arcar com a taxa do Detran para emissão de novos documentos ligados ao veículo, o que pode elevar o total do gasto final na troca.

Continua após a publicidade

Resumindo a situação: a placa padrão Mercosul não será obrigatória no Brasil em 2026, exceto em situações específicas. Vale lembrar que a adoção do sistema gerou, além de uma possibilidade maior de combinação de letras e números, maior dificuldade em relação à clonagem da identificação veicular.

Leia também:

Vídeo: Como funcionam os novos radares de São Paulo e Curitiba que identificam e multam de longe?

Continua após a publicidade