Publicidade

Piloto se ejeta e sobrevive a queda de avião da Esquadrilha da Fumaça

Por  | 

Compartilhe:
Redes socias/Reprodução
Redes socias/Reprodução

Na última quarta-feira (30), um dos aviões da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu durante um voo de treinamento no interior de São Paulo ao colidir com outra aeronave

Apesar da batida, apenas um dos aviões da Esquadrilha perdeu o controle e caiu. O piloto conseguiu se ejetar a tempo e não sofreu nenhum tipo de lesão.

A queda aconteceu entre às 10h e 11h em uma área própria para treinamentos do exército, próxima a Academia de Força Aérea (AFA), em Pirassununga. O momento da colisão foi flagrado por uma câmera. Confira.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O modelo em questão era um Embraer A-29 Super Tucano, utilizado pelo Esquadrão de Demonstração Aérea. Após o acidente, equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para o local, assim como o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), para entender mais detalhes da queda. 

Os outros dois Super Tucanos seguiram viagem após o acidente. O piloto que estava no modelo que caiu foi submetido a diversos exames médicos para avaliação de saúde, algo padrão para acontecimentos deste tipo. 

Um pouco sobre a Esquadrilha da Fumaça

A Esquadrilha da Fumaça, que tem como nome oficial Esquadrão de Demonstração Aérea, é uma ala da Força Aérea Brasileira que realiza eventos com manobras e demonstrações de habilidades com aviões no céu. 

O grupo tem relevância nacional e internacional, realizando diversos voos experimentais com objetivo de mostrar a capacidade da FAB. 

Continua após a publicidade

Leia também:

Vídeo: Aviões que são à prova de radar!