Publicidade

"Passageiro Reborn": proteção contra assaltos pode render multa; entenda

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Boneco Wilson
Divulgação/Boneco Wilson

Você já ou viu falar do “Passageiro Reborn”? A moda, na verdade, não é nova, mas, embalada pela onda dos bebês reborn, voltou à tona, agora rebatizada. O objetivo, porém, é o mesmo de quando “nasceu”, há cerca de dois anos: aumentar a segurança contra assaltos no trânsito.

A prática consiste em andar no carro “acompanhado” por um boneco inflável, com “cara de poucos amigos”, no banco do passageiro. Dessa forma, segundo Roberto Amaral, o criador do dispositivo, a probabilidade de ocorrer uma abordagem violenta no carro é bem menor.

“Os ladrões no trânsito preferem assaltar mulheres sozinhas em seus carros. Leve o Wilson e proteja-se. Um companheiro de viagem que te traz mais segurança”, diz a propaganda no site oficial do boneco, que curiosamente leva o mesmo nome da bola de vôlei que acompanhou o personagem vivido por Tom Hanks no filme “Náufrago”, sucesso do cinema nos anos 2000.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O que o site oficial não diz é que, embora possa reduzir as chances de ser abordado por um meliante, algo que não é confirmado oficialmente pelas estatísticas da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, andar com o “Wilson” demanda cuidados para que a pessoa ao volante não seja multada. Veja a seguir quais são eles.

“Passageiro Reborn” é humano aos olhos da lei

Andar por aí com um “Passageiro Reborn” no banco do passageiro pode até aumentar a sensação de segurança, mas não se engane: para os olhos da lei, o boneco é um ser humano. E o que isso significa? Na prática, que ele precisa seguir as normas de trânsito, ou a pessoa ao volante será multada.

Em entrevista ao Uol, Marco Fabrício Viera, advogado especialista em trânsito, revelou que algumas pessoas têm se aproveitado da situação para utilizar o “Passageiro Reborn” de forma indevida. Segundo ele, motoristas profissionais fazem uso do boneco para, assim, terem direito a andar em faixas exclusivas.

A fraude, se for descoberta, renderá multa para o responsável pelo carro. Outro ponto de atenção, que vale para todos os motoristas que fizerem uso do recurso para aumentar a segurança: o “Wilson” precisa utilizar sempre o cinto de segurança, pois, se for flagrado sem, renderá 5 pontos à CNH de quem estiver ao volante.

Ficou interessado em comprar o boneco Wilson e andar por aí acompanhado por um "Passageiro Reborn"? Então, prepare o bolso, pois o "amigo inflável" não é barato. Ele pode ser comprado diretamente no site oficial, por preços entre R$ 455 e R$ 490, dependendo da forma de pagamento escolhida.

Continua após a publicidade

Leia mais:

Vídeo: Peugeot 2008: conheça detalhes do SUV compacto

Continua após a publicidade

Fonte: Uol

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*