Os 5 carros mais seguros do Brasil, segundo o Latin NCAP
Por Leo Alves |

Para listar quais são os carros mais seguros do Brasil, há um parâmetro bastante confiável e que tem se tornado cada vez mais popular. O Latin NCAP, instituto que avalia a segurança dos carros vendidos na América Latina, tem se tornado uma referência para quem busca carros novos, e cada vez o público está atento às notas das avaliações feitas pelo instituto.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Rodízio de carros em SP: saiba quando será a suspensão e a volta
- Neta Aya vendido no Brasil decepciona em teste de segurança
Apesar de algumas contestações, como as notas baixas distribuídas para os carros da Stellantis, o Latin NCAP faz um trabalho bom e importante. Ao longo desses mais de 10 anos que o instituto existe na América Latina, o nível de segurança dos modelos vendidos por aqui aumentou consideravelmente.
Por isso, para listar quais são os carros mais seguros do Brasil, o desempenho nos testes do órgão foi o ponto principal. Abaixo, confira quais são os modelos escolhidos. E foi considerado os carros mais convencionais, pois modelos de luxo e importados estão mais distantes da realidade do grande público.
5 carros mais seguros do Brasil
1. Volkswagen T-Cross: cinco estrelas
Como será possível ver nos próximos modelos, os carros da Volkswagen dominam o ranking de carros mais seguros do Brasil, ao menos se considerarmos os dados do Latin NCAP como referência. No caso do VW T-Cross, o modelo foi avaliado novamente neste ano, já com o protocolo atualizado do órgão de segurança.
De acordo com a avaliação do Latin NCAP, o Volkswagen T-Cross entrega uma boa proteção para o motorista e carona em impacto frontal, mas houve alguns ferimentos leves no tórax do condutor e na região da canela do passageiro. A proteção para adultos é de 92%, enquanto para crianças é de 90%.
2. Chevrolet Tracker: cinco estrelas
Avaliado há dois anos, o Chevrolet Tracker é mais um modelo que conseguiu uma boa nota e pode ser considerado como um dos carros mais seguros do Brasil. O SUV da GM, rival direto do T-Cross, também conseguiu a nota máxima de cinco estrelas na avaliação.
O Latin NCAP classificou a proteção para adultos com pontuação de 91%, enquanto para crianças foi de 92%. No impacto frontal, o desempenho foi bom, embora tenha acontecido algumas lesões leves nos ocupantes dianteiros. Já nos testes laterais, o tórax do condutor foi o único ponto que mereceu atenção. Porém, a proteção para o pescoço foi bem avaliada.
3. Nova Mitsubishi Triton: cinco estrelas
Lançada há pouco tempo no Brasil, a nova geração da Mitsubishi Triton já foi avaliada pelo Latin NCAP. Entretanto, vale uma observação. O modelo testado foi fabricado na Tailândia, enquanto a versão vendida no Brasil é feita aqui mesmo. Apesar disso, o órgão de segurança atestou que o resultado é válido para o modelo do mercado brasileiro também.
Primeira caminhonete média a ter cinco estrelas no protocolo atual, a nova Triton estreou com o pé direito nesse sentido. A proteção para adultos foi de 90%, enquanto que para crianças foi de 91%. O relatório diz que o habitáculo protegeu bem os ocupantes, mas algumas lesões nas canelas foram detectadas, assim como ferimentos pequenos nas pernas e tórax do motorista. Entretanto, o impacto no pescoço foi alvo de uma observação, por conta do efeito chicote.
4. Volkswagen Virtus: cinco estrelas
Testado em 2022, o Volkswagen Virtus é mais um carro da marca a entrar na lista. A proteção para adultos foi de 92%, mesma pontuação para a proteção de crianças. O Latin NCAP diz que a carroceria do sedã obteve um bom desempenho no impacto frontal, com um nível bom de proteção.
No entanto, isso não significa que não aconteceram lesões. Para o motorista, houve um risco baixo para lesões no tórax e nas duas pernas. Já nos impactos laterais, a região do peito do condutor também foi preocupante, mas ao menos o efeito chicote no pescoço foi amenizado pelo modelo.
5. Volkswagen Nivus (modelo antigo): cinco estrelas
O Volkswagen Nivus também foi testado em 2022 pelo Latin NCAP. Portanto, trata-se do modelo pré-reestilização, já que a versão original do SUV era a que estava em linha na época. Com cinco estrelas, o SUV fecha a lista dos carros mais seguros do Brasil.
Assim como os outros carros da marca, o Nivus entregou uma boa proteção na avaliação, atingindo 92% para adultos e crianças. O nível de proteção foi bom em todos os impactos. E não é coincidência ter tantos carros da Volkswagen na lista. Todos esses modelos são feitos sobre a plataforma MQB, que conta com uma resistência alta, o que ajuda a explicar o bom desempenho.
Resumo dos carros mais seguros do Brasil:
-
Volkswagen T-Cross: cinco estrelas
-
Chevrolet Tracker: cinco estrelas
-
Nova Mitsubishi Triton: cinco estrelas
-
Volkswagen Virtus: cinco estrelas
-
Volkswagen Nivus (modelo antigo): cinco estrelas
Leia também: